25.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Cine Ieda Beck com Sessão Documentário nesta quarta-feira

spot_img

Cine Ieda Beck com Sessão Documentário nesta quarta-feira

spot_imgspot_img

Filmes de jovens diretores e veteranos comemora Dia do Documentário

O Cineclube Ieda Beck exibe no dia 31 de agosto, às 20h, na Cinemateca Catarinense, cinco documentários, mesclando novos diretores e veteranos. É a segunda sessão do mês em homenagem ao Dia do Documentário, celebrada dia 7 de agosto. A data é uma iniciativa da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas, a ABDeC, que escolheu o dia para destacar, fortalecer e estimular as produções do gênero.
A Associação dos Documentaristas escolheu 7 de agosto pois foi quando nasceu Olney São Paulo, cineasta eleito pelas 27 ABDs do Brasil por importantes contribuições ao segmento. Olney foi vítima da ditadura militar. Foi preso e torturado pelo filme Manhã Cinzenta de 1969.

Um dos destaques da próxima sessão é o clássico “Ilha das Flores” de Jorge Furtado. O curta de 1989 mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. O diretor se utiliza de fortes imagens e de uma linguagem quase científica. A produção ganhou mais de 15 prêmios pelo mundo, incluindo o Urso de Prata de melhor Curta-metragem no Festival de Berlim de 1990.

A curadoria do Cine Ieda Beck – agora com dois novos membros, Gabriela Bressola e Tiaraju Verdi – selecionou ainda “Viagens a Biguaçu” de Fábio Brüggemann, em que o diretor conversa com Salim Miguel. Os dois fazem uma viagem sobre literatura e a paisagem das obras do autor de “Nur na Escuridão”, que viveu em Biguaçu.
O Cineclube Ieda Beck é uma realização da Cinemateca Catarinense, Funcine e Prefeitura Municipal de Florianópolis em parceria com a Fundação Franklin Cascaes e a Travessa Cultural.

Programação:
Quarta-feira.: 31 de agosto: 20h
“De Volta para Casa” de Richard Valentini
“Temporão”, de Felipe Carrelli
“A Praça XV” de Giovana Zimermann
“Ilha das Flores” de Jorge Furtado
“Viagens a Biguaçu”, de Fábio Brüggemann.

O QUÊ: sessão do Cineclube Ieda Beck “Documentário”
QUANDO: Quarta-feira, 31 de agosto, às 20h.
ONDE: Cinemateca Catarinense – Instituto Arco-Íris. Travessa Ratclif, 56 (esquina com João Pinto)
QUANTO: Entrada Franca
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img