18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Cinema em Florianópolis exibirá filme de terror com trilha sonora ao vivo

spot_img

Cinema em Florianópolis exibirá filme de terror com trilha sonora ao vivo

spot_imgspot_img

Depois do sucesso da primeira edição, está de volta o projeto Cinema ao Vivo, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC). Para esta segunda edição, a banda Skrotes fará, ao vivo, a trilha sonora para a exibição do filme de terror Nosferatu, clássico do diretor Friedrich Wilhelm Murnau, lançado em 1922 e adaptado do romance Drácula, de Bram Stoker. A estreia não poderia ser em data mais propícia: sexta-feira, 13 – data emblemática para os supersticiosos e amantes deste gênero de filme -, com início às 20h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC); e reapresentações nos dias 17 e 18 de maio, às 20h. As informações são da assessoria de imprensa da FCC. 

Devido à grande procura pelos ingressos da primeira edição do projeto, o MIS/SC, com o intuito de melhorar e facilitar o acesso do público ao evento, alterou o número de apresentações e a maneira como será realizada a distribuição dos bilhetes. Os ingressos para cada sessão serão distribuídos apenas no dia anterior ao evento, a partir das 13h, no Museu da Imagem e do Som, localizado no CIC, e cada pessoa poderá retirar até dois ingressos. Além disso, no dia das apresentações, 10 minutos antes do início do espetáculo, será realizada contagem dos presentes e, caso haja lugares vagos, serão distribuídos ingressos extras, no local.

Sobre o Cinema ao Vivo

O projeto do MIS/SC promove exibições, no Cinema do CIC, de longas-metragens clássicos do cinema mundial, com a execução de sua trilha sonora ao vivo, por bandas de música e outros artistas renomados. Assim, o Museu proporciona ao público a oportunidade de assistir gratuitamente grandes espetáculos que remontam às origens do cinema mundial, resgatando-se a tradição do antigo “cinema mudo”, onde, devido a limitações tecnológicas, o som era executado ao vivo por uma banda e, exatamente por isso, cada sessão era única.

Em novembro de 2015 foi realizada a primeira edição, com a exibição do clássico O Circo, de Charles Chaplin, e a trilha sonora executada pela centenária Banda da Lapa, de Florianópolis (SC). A estreia foi um grande sucesso, com sessões lotadas e a necessidade de uma apresentação extra para atender à demanda do público.

Sobre o filme

O longa narra a história de Conde Orlok, um vampiro dos Montes Cárpatos que se apaixona perdidamente por Ellen e traz o terror à cidade dela, Wisborg. Nosferatu é considerado um dos primeiros representantes do gênero de terror no cinema, além de sua concepção visual ter exercido forte influência no gênero. Ao mesmo tempo, com um protagonista demoníaco e seu caráter perturbado, a obra é considerada uma representação fiel do cinema da República de Weimar.

O roteiro é uma adaptação do romance Drácula, de Bram Stoker, embora com nomes de personagens e lugares alterados, pois os herdeiros do escritor não concederam aos produtores autorização para adaptar a obra. Processado por violação de direitos autorais, a justiça ordenou a destruição das cópias do filme, mas algumas delas, entre as muitas já distribuídas, permaneceram guardadas até a morte da viúva de Bram Stoker e estão hoje em dia disponíveis em versões restauradas.

A trilha sonora original de Nosferatu foi composta por Hans Erdmann (1888-1942), para ser executada ao vivo durante as exibições, como era comum na era do cinema mudo. Erdmann criou temas doces e melodiosos para as cenas que mostravam o amor verdadeiro entre Hutter e Ellen, contrastando com a percussão pesada para os momentos de tensão e o fortissimo que acompanha os horrores a bordo do Empusa. A maior parte das partituras de Erdmann, porém, se perdeu, restando apenas o trecho que foi publicado sob o título Fantastisch-romantische Suite (1926), além de anotações e instruções do compositor que permitiram reconstituições da trilha.

Sobre a banda

O som dos Skrotes nasceu em 2009, em Florianópolis, a partir da diversidade da formação musical dos seus integrantes. Chico Abreu, Guilherme Ledoux e Igor De Patta transitam entre a música clássica, o jazz, o samba, a música brasileira, o punk rock, o metal e a música eletrônica de forma tão natural que as diferenças entre estilos se diluem e variados ritmos soam como uma coisa só. Uma música baseada na liberdade, desconstrução e transgressão das estéticas musicais.

Durante seis anos de atividades lançaram quatro registros de forma independente e fizeram mais de 180 shows por Santa Catarina e outros estados brasileiros.  Para 2016, os Skrotes preparam seu próximo disco, Tropical Mojo, que já está em fase de pré-produção e deve ser lançado no segundo semestre do ano.

Serviço

O quê: Cinema ao Vivo, com exibição do filme “Nosferatu” e trilha sonora executada ao vivo pela banda Skrotes

Quando: 13 de maio (sexta-feira), às 20h;

17 e 18 de maio (terça e quarta-feira), às 20h.

Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)

Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis (SC)

Entrada gratuita

Haverá distribuição de ingressos um dia antes de cada espetáculo (sujeito à lotação do espaço, de 137 lugares) no MIS/SC (CIC), a partir das 13h.

Informações: (48) 3664-2652 com Rafael / mis.sc.fcc@gmail.com

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1565858637046827/

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img