18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Cinema, Chá & Cultura exibe e discute o filme Marat/Sade do diretor Peter Brook

spot_img

Cinema, Chá & Cultura exibe e discute o filme Marat/Sade do diretor Peter Brook

spot_imgspot_img

Nesta sexta-feira, 24 de setembro, o Cinema, Chá & Cultura exibe e discute Marat/Sade (1967), filme do diretor Peter Brook. A sessão inicia às 19h, na Fundação Cultural Badesc. O filme é a adaptação da peça homônima, escrita por Peter Weiss, para a linguagem do cinema, com roteiro de Adrian Mitchell.

O espetáculo conta uma das histórias do Marques de Sade: no período em que estava internado em um hospício, ele resolve apresentar uma peça teatral com os internos do lugar. A dramatização aborda, então, o assassinado de Jean – Paul Marat, um dos líderes da revolução francesa. Usando a encenação como o ponto de partida e o fato histórico como pano de fundo, Marat/Sade discute política, sexualidade, loucura e outros temas e questionamentos que surgem no decorrer da encenação.

A convidada para comentar a produção é Lisa Brito, formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pelo curso profissionalizante de atriz da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro. Atualmente, cursa mestrado em Teatro do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, com foco na pesquisa do teatro feito por Peter Brook.

Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona, com a participação dos organizadores e de convidados, alternadamente. Para os organizadores, professores Anelise R. Corseuil (UFSC), Brígida de Miranda (UDESC), Leon de Paula (UDESC) e Maria Cecília de M. N. Coelho (UFMG), os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre literatura (principalmente a dramática) e cinema.

A atividade, gratuita, começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês, e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida será exibido o filme, legendado, em formato DVD.

Ficha Técnica:
Direção: Peter Brook
Roteiro: Adrian Mitchell, baseado em peça teatral de Peter Weiss
Tempo de duração: 118min
Origem: Inglaterra
Idioma: Inglês
Legenda: Espanhol

SERVIÇO:
Exibição e debate do filme Marat/Sade
24 de setembro, sexta-feira, às 19h, na Fundação Cultural Badesc, Centro – Florianópolis

Informações:
Fundação BADESC: R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – 3224-8846 – fundacaocultural@badesc.gov.br
Cultura Inglesa: R. Rafael Bandeira, 335 – Florianópolis – 3224-2696 recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img