23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Com a redução de casos graves, HU-UFSC anuncia fechamento da UTI Covid

spot_img

Com a redução de casos graves, HU-UFSC anuncia fechamento da UTI Covid

spot_imgspot_img

A UTI Covid foi aberta em março de 2020 e recebeu 494 pacientes em 22 meses 

Com a redução expressiva no número de casos graves infectados pelo COVID-19, o HU-UFSC, integrante da Rede de Atenção à Saúde do Estado de Santa Catarina, desativou, nesta última segunda-feira, a UTI que chegou a ter 18 leitos e foi concebida para o atendimento aos pacientes com Sars-Cov-2. 

A UTI Covid do HU-UFSC foi aberta em março de 2020, sendo que desde então foram internados na unidade 494 pacientes. Em março de 2021, a unidade chegou a atender 53 pacientes. 

A taxa de mortalidade de pacientes internados com Covid-19 na UTI do HU/UFSC caiu de 27% para 20%, na comparação entre os dados de 2020 e 2021. Para efeito de comparação, dados da Associação de Medicina Intensiva Brasileira apontavam, na época, uma taxa de 50% nas UTIs da rede pública e 30% na rede particular. 

A medida foi aprovada na Comissão Intergestores Regional, uma organização de instância colegiada entre os gestores municipais de Santa Catarina. Essa decisão tem sido adotada em outros hospitais do Brasil e ajuda a retomar o foco nos demais serviços assistenciais. 

A direção do hospital fez questão de ressaltar a importância das equipes envolvidas no trabalho. “A direção destacou o compromisso e a agilidade das equipes administrativas, bem como a coragem e dedicação de todos os envolvidos nas áreas de apoios, assistenciais e terceirizados, temporários e efetivos, que estiveram na linha de frente desde o início. Em todos os momentos os profissionais se empenharam em fazer valer o propósito de salvar vidas. De acordo com a Superintendência, um dos pontos fortes da atuação das equipes foi a criação e execução do plano de contingência, dos protocolos, capacitações e mesmo a interdisciplinaridade, que permitiu um atendimento orientado e sistematizado”, anunciou. 

A atuação da Administração Central da Ebserh foi outra característica marcante durante a pandemia. Junto à rede de Hospitais Universitários Federais agregou conhecimentos, melhorias de processos e recursos para o enfrentamento, especialmente na compra centralizada de materiais, medicamentos, equipamentos e na contratação emergencial de pessoal, num total de 256 profissisonais, entre médicos, enfermeiros, técnico em enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, biomédico, técnico em análises clínicas, técnico em radiologia, nutricionista, fonoaudiólogo, analista de RH e engenheiro mecânico. 

O hospital ressalta a necessidade de manutenção de todas as medidas sanitárias de prevenção e orienta a comunidade a realizar a vacinação completa contra o Covid-19. “O HU/UFSC deixa um legado nesse combate à pandemia e está preparado para retomar a sua estrutura pelo bem e interesse público”, acrescentou a direção da instituição. 


foto: Sinval Paulino

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img