18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Comcap finaliza a Operação Verão

spot_img

Comcap finaliza a Operação Verão

spot_imgspot_img

A Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) informa que a partir deste sábado (14) finaliza a Operação Verão, de modo que a coleta de resíduos sólidos volta a ser feita alternadamente, três vezes por semana. Nos balneários do Norte, Leste e Sul da Ilha de Santa Catarina a coleta vinha sendo feita diariamente desde dezembro.

De acordo com o diretor de Operações da Comcap, Wilson Cancian Lopes, durante o Verão, a produção de resíduos sólidos aumentou em média 30%, demanda que foi atendida com a contratação temporária de 40 garis, 14 motoristas e dois mecânicos. Para manter a limpeza da orla e das ruas dos balneários, também foram contratados 110 auxiliares operacionais no período.

Na baixa temporada são recolhidas em média 360 toneladas de resíduos por dia. Neste Verão, a quantidade subiu para uma média de 470 toneladas/dia, chegando a alcançar 492 toneladas/dia durante o mês de janeiro, quando foram recolhidas 15 mil toneladas de resíduos em Florianópolis.

Durante o período, acrescenta o diretor, também aumentou em 30% a coleta seletiva de materiais recicláveis, chegando a 732 toneladas entre os meses de dezembro e fevereiro. “O aumento deve-se à queda no preço dos materiais recicláveis em razão do desaquecimento da economia provocado pela crise mundial, que fez os catadores afastarem-se da atividade”, explica. Além do que, a Comcap ampliou a coleta seletiva em mais de 100 ruas da Capital, especialmente no Norte e no Sul da Ilha.

“O usuário deve prestar atenção agora que a coleta deixa de ser diária para evitar que o lixo fique exposto de um dia para o outro”, indica o gerente do Departamento de Coleta de Resíduos Sólidos, Paulo Pinho. Pinho observa que, além dos três dias de coleta convencional, nos balneários onde a coleta deixa de ser diária, também há a coleta seletiva semanal (veja quadro). Em condomínios e estabelecimentos comerciais, acrescenta, a Comcap tem intensificado a fiscalização do uso de contentores, conforme a Lei 113/2003.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img