18.9 C
fpolis
segunda-feira, junho 17, 2024
Cinesystem

Comcap inicia limpeza dos rios em Ingleses

spot_img

Comcap inicia limpeza dos rios em Ingleses

spot_imgspot_img

A prefeitura ouviu as reivindicações feitas pela comunidade nas últimas semanas e iniciou em junho o trabalho de limpeza dos rios da região. Segundo o diretor de Operações da Secretaria Municipal de Obras, Milton Otávio da Silva, o trabalho está sendo feito em parceria entre a prefeitura e a Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap).

tualmente, os trabalhos estão sendo realizados no Rio Ingleses, e segundo o diretor de operações, há dois meses foi feita uma limpeza no Rio Capivari. Ele informa que a tarefa é bem difícil, pois existem construções edificadas em cima do canal, além do esgoto jogado direto nos rios. “Tudo isso dificulta, porque onde há tubulação tem que pular e fica complicado colocar as máquinas para fazer a limpeza, é preciso apoiá-las em toras”, explica Milton Otávio. A expectativa é concluir os trabalhos durante a segunda quinzena de junho.

O trabalho é realizado com máquinas e 16 funcionários operacionais. “Nos temos uma SH200, uma máquina grande que faz toda a limpeza do rio, e também dois caminhões e uma retroescavadeira.” A equipe está retirando toda a sujeira do fundo do rio: “Lixo, móveis velhos, madeira, tudo isso a comunidade joga no rio”, conta o diretor de operações da secretaria de Obras. Segundo ele, se não houvesse tanto empecilho toda a extensão do rio já estaria limpa. “Ninguém respeita as margens, a distancia do rio, constrói em cima, tranca tudo, assoreia tudo, há muito esgoto a céu aberto e direto no rio, que tem oito quilômetros de extensão”, afirma Milton Otávio.

Segundo o diretor de operações, nos últimos dois meses foi feita uma limpeza emergencial em todos os canais a céu aberto do município para não haver mais problemas de assoreamento, como de lixo e areia. Ele conta que há uma programação de manutenção permanente e o Rio Ingleses vai entrar no planejamento. A partir de julho, a equipe volta a trabalhar em todos os canais novamente. A atuação da equipe é acompanhada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), que estuda e administra a área ambiental do município.

spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img