18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Comerciantes e moradores discutem proposta de implantação de Zona Azul em São José

spot_img

Comerciantes e moradores discutem proposta de implantação de Zona Azul em São José

spot_imgspot_img

A proposta de implantação de um estacionamento na modalidade Zona Azul, em São José, na Grande Florianópolis, foi discutida em uma audiência pública, realizada na última terça-feira, 2. Representantes do setor empresarial, comerciantes, moradores conheceram os detalhes do projeto e debateram as sugestões com a equipe do Departamento de Trânsito da cidade. As informações são da Secretaria de Comunicação da PMSJ.

A engenheira de tráfego Eliara Porto apresentou a proposta, elaborada pela empresa pela VIA 11 – Engenharia de Segurança Viária, levando em consideração as condições do trânsito e a frota de veículos do município. Segundo o estudo, “a dificuldade em encontrar uma vaga faz com que o condutor circule em baixa velocidade, comprometendo ainda mais o fluxo de trânsito na via. A implantação de estacionamento rotativo controlado propicia uma rotatividade e a democratização do uso das vagas em vias públicas”.

Foram apresentadas três formas de administração do sistema – pela administração municipal, por entidade beneficente ou por entidade privada. A opção mais viável, levando em consideração os custos de implantação do sistema, seria a concessão para uma empresa privada, escolhida através de licitação. Neste caso, a empresa repassaria, mensalmente, um valor fixo por vaga operada pelo sistema. Segundo a secretária de Segurança, Andréa Pacheco, todo o recurso arrecadado com Zona Azul, por lei, só pode ser investido no setor de trânsito, como sinalização e manutenção da via.

Os estudos técnicos que vão ajuxiliar na decisão se cabe ou não a implementação do estacionamento rotativo podem ser vistos aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img