21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Concha Acústica da UFSC recebe comitiva da Festa Nacional do Pinhão

spot_img

Concha Acústica da UFSC recebe comitiva da Festa Nacional do Pinhão

spot_imgspot_img

A Concha Acústica da UFSC sediará nesta quinta, 13/05, às 12h30, o lançamento da 22ª Festa Nacional do Pinhão. Estarão presentes rainha, princesas, músicos e equipe de divulgação da festa, que fará seu lançamento oficial na Concha Acústica, com distribuição de pinhão, folders e sorteios de cds. O lançamento do evento já ocorreu no campus em anos anteriores.

Sobre a festa em Lages
A 22ª Festa Nacional do Pinhão acontece este ano de 27 de maio a 6 de junho, no Parque de Exposições Conta Dinheiro em Lages (SC). A cidade é capital do Turismo Rural, polo da Serra Catarinense, com 243 anos de história, localizada a 209 km de Florianópolis.

A festa teve início na década de 1970 e, desde então, tem como objetivo maior a valorização da cultura e das tradições serranas. Ao longo do tempo também se tornou grande evento gastronômico e cultural do Sul do Brasil.

Este ano contará com dez shows nacionais, além dos palcos alternativos, festival de música nativista, danças, teatro e outras atividades. Sobem ao palco principal Sérgio Reis (27/5), Maria Cecília e Rodolfo (28/5), Luan Santana (29/5), Só Modão (30/5), Jorge e Mateus (02/6), Alexandre Pires (03/6), Hugo Pena e Gabriel (04/6),) Skank (05/06) e Tchê Barbaridade (06/6).

Junto com a festa do Pinhão acontece a 18ª Sapecada da Canção Nativa e a 10ª Sapecada Serra Catarinense, festivais de músicas nativistas promovidos pela Prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural.

Na 18ª Sapecada da Canção Nativa participam compositores com músicas inéditas de qualquer parte do Brasil e outros países e na 10ª Sapecada da Serra Catarinense podem participar somente compositores, intérpretes e músicos de Santa Catarina. A 10ª Sapecada da Serra Catarinense acontece no dia 28 maio e a 18ª Sapecada da Canção Nativa está programada para os dias 30 e 31 de maio e 01 de junho.

Uma semana antes do início da festa é montada, no centro da cidade, uma pequena estrutura da festa chamada Recanto do Pinhão, que inicia duas semanas antes da festa e se estende até o término da Festa, com shows diários e gastronomia típica.

A gastronomia na festa conta com a variedade dos pratos típicos da serra catarinense, embora os pratos típicos produzidos à base de pinhão sejam os mais procurados pelos turistas. É possível apreciar bebidas, como o tradicional choconhaque, feito de conhaque e chocolate quente. Na festa, o turista pode adquirir o livro de receitas, com os principais pratos feitos com o fruto da araucária. As receitas são selecionadas pela Fundação Cultural de Lages e o livro é distribuído gratuitamente para os turistas.

A rainha Roberta Steffen Baggio e as princesas Kelen Cristina Correa e Aline da Rosa Maciel foram escolhidas em concurso, que exigiu pleno conhecimento das tradições, da gastronomia e dos atrativos turísticos de Lages.

SERVIÇO:
O QUÊ: Lançamento da 22ª Festa Nacional do Pinhão na Concha Acústica da UFSC
QUANDO: Quinta, 13/05, às 12h30
ONDE: Concha Acústica da UFSC, Praça da Cidadania, defronte do CCE da UFSC
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: Assessoria de imprensa da 22ª Festa Nacional do Pinhão:
Wilson Bahiano – Fone: (49) 3224-7425; (49) 84064032; wilsonbahiano@hotmail.com; www.festadopinhao.com

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img