21.2 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Conexxão Jovem abre inscrições para estudantes da Escola José Amaro Cordeiro, de Florianópolis

spot_img

Conexxão Jovem abre inscrições para estudantes da Escola José Amaro Cordeiro, de Florianópolis

spot_imgspot_img

Desenvolvido pelo Instituto Nexxera, projeto de educação empreendedora é voltado para crianças, adolescentes e jovens do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais da região;

Alunos devem criar projetos para solucionar problemas do dia a dia identificados por eles na escola; projeto vencedor será contemplado com até R$ 10 mil para implementação da ideia 

Florianópolis, junho de 2023 – A partir de 30 de junho, estudantes da Escola José Amaro Cordeiro, localizada no bairro Morro das Pedras, em Florianópolis, podem se inscrever para participar do programa Conexxão Jovem, iniciativa realizada pelo Instituto Nexxera, braço social do Grupo Nexxees

Em sua quarta edição, o projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento da educação empreendedora nas escolas da região por meio de palestras, desafios, workshops e apresentações, empoderando-os a protagonizarem a busca de soluções a problemas relacionados à escola ou comunidade em que vivem. O foco são crianças, adolescentes e jovens do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Para participar, os adolescentes deverão seguir regulamento e inscrever-se por meio de um formulário em equipes de quatro a oito integrantes para identificar problemas socioambientais em suas escolas e apresentar as soluções. Após a apresentação do projeto elaborado por eles, os alunos passarão por um workshop com um mentor para desenvolver o conceito e colocá-lo em prática. Na etapa final, os estudantes apresentarão um pitch criativo do projeto para uma banca de mentores responsável por escolher a equipe vencedora.

A banca de avaliação será composta pelos colaboradores do Programa de Voluntariado Nexxees, pelo Conselho Executivo do Grupo Nexxees, pelas equipes do Instituto Nexxera e da Secretaria de Educação de Florianópolis, além de pelo menos um representante da escola.

Como prêmio, o projeto vencedor será contemplado com até R$ 10 mil para a implementação da ideia selecionada.

“As atividades são pensadas para estimular os estudantes a desenvolver pensamentos e atitudes empreendedoras. Criamos um espaço no qual eles podem apresentar suas ideias, expor seus pontos de vista e, mais ainda, onde têm a oportunidade de implementar a solução capaz de resolver algo que os aflige no dia a dia”, destaca a gestora do Instituto Nexxera, Carla Inácio da Cunha.

Lançado em 2018, o Conexxão Jovem conta com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), que seleciona as escolas participantes. Agora com novo modelo, as dinâmicas do projeto acontecerão em uma instituição por vez. Após a conclusão das atividades na Escola José Amaro Cordeiro, serão abertas as inscrições para a próxima escola que está em fase de seleção. A segunda participação no programa tem data prevista para a primeira quinzena de agosto.

O programa está alinhado ao apelo global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, que visa acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, entre outras ações, e foi reconhecido como um case de sucesso durante o ODS na Prática, evento anual realizado pela Coordenação‎ Estadual‎ do‎ Movimento‎ Nacional‎ ODS‎/SC, que apresenta diferentes exemplos‎ de‎ boas‎ práticas‎ de‎ sustentabilidade‎ entre‎ pessoas‎ físicas‎ e‎ jurídicas. O projeto atende ao ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 10 – Redução das Desigualdades, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação. Além disso, também teve destaque na revista internacional Global Business Coalition for Education em 2021.

Ao todo, o programa já atendeu cerca de 760 pessoas, incluindo cinco escolas da rede pública e a capacitação de 40 professores.

Sobre o Instituto Nexxera

O Instituto Nexxera é uma organização social que transforma a realidade de pessoas e comunidades mais vulneráveis especialmente da Grande Florianópolis/SC, além de alcançar outras cidades brasileiras. Dessa forma, materializa a Responsabilidade Socioambiental – um dos grandes valores do Grupo Nexxees, seu fundador e mantenedor. Tem como propósito aproximar pessoas de oportunidades, promover a inclusão social e combater a desigualdade, além de gerar transformação e impacto por meio da educação, empreendedorismo, desenvolvimento sustentável e comunitário.  

Devido à relevância e impactos dos gerados pelos projetos e programas do Instituto Nexxera, o Grupo Nexxees já foi certificado 10 vezes em Responsabilidade Social pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina; recebeu a homenagem Laelia Purpurata e foi premiado com o Troféu Destaque SC 5 vezes neste mesmo edital de reconhecimento.  Em 2021, o Grupo Nexxees foi reconhecido com o melhor projeto de impacto positivo nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Santa Catarina na categoria “Empresa Privada e Pública” com o Conexxão de Impacto.

Sobre o Grupo Nexxees

O Grupo Nexxees, holding de empresas dos segmentos financeiro, mercantil, saúde e logística, desde 1992 oferece ao mercado soluções inéditas baseadas em inteligência desenvolvida sobre negócios aportadas através de tecnologia que tornam os ecossistemas produtivos mais rentáveis, seguros e integrados. Dentro da holding os destaques maiores são as empresas Nexxera, especializada na integração e automação de processos financeiros e mercantis; N4, gestora de crédito para empresas; e NIX, ecossistema de soluções financeiras para pequenos e médios negócios. Mas têm as investidas Maná Saúde, Tempo CertoIANEXX, UnexxHub Services, Akkwa e BlockBR

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img