13.6 C
fpolis
sexta-feira, agosto 19, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Conferência Estadual de Cultura aconteceu em Florianópolis

spot_imgspot_img

Conferência Estadual de Cultura aconteceu em Florianópolis

spot_imgspot_img

Debates reuniram mais de 500 delegados, convidados e observadores em Florianópolis

25/11/2009 – Com presença de público além da expectativa, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) abriu na manhã desta quarta-feira (25) a II Conferência Estadual de Cultura. O evento, que reuniu mais de 500 participantes vindos de todas as regiões de Santa Catarina, acontece até o final da tarde de hoje na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Rodovia Admar Gonzaga, 2765, bairro Itacorubi, em Florianópolis. Ao final do dia, serão escolhidos os delegados que representarão o Estado na Conferência Nacional de Cultura, agendada para março de 2010, em Brasília, e também as diretrizes que serão levadas para lá.

“É importante destacar a grande participação dos municípios neste processo. Até o final de outubro, mais de cinco mil catarinenses haviam participado de 85 conferências municipais e intermunicipais envolvendo 205 municípios”, afirmou a presidente da FCC e do Comitê Executivo da Conferência, Anita Pires, durante a cerimônia de abertura. Ela afirmou que o Estado está pronto para criar seu Sistema Estadual de Cultura, e apontou a inovação e criatividade como ferramentas importantes para o desenvolvimento cultural do Estado. Ela ainda lembrou que a FCC elaborou e entregou aos participantes a cartilha “O que é Sistema Municipal de Cultura”, com dezenas de informações referentes ao tema.

Na mesma cerimônia, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, reforçou a importância de alinhar e harmonizar municípios, Estado e Governo Federal na construção de uma política cultural perene e de resultados. Destacou, ainda, o avanço registrado em Santa Catarina com a realização do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura e do Edital dos Pontos de Cultura.

Para as discussões com os delegados, convidados e observadores, os principais temas desenvolvidos na II Conferência Estadual de Cultura foram apoiados em cinco eixos: Produção Simbólica e Diversidade Cultural, focado na produção de arte, promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação; Cultura, Cidade e Cidadania, voltado às cidades como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia de direitos e acesso a bens culturais; Cultura e Desenvolvimento Sustentável, que discute a importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento; Cultura e Economia Criativa, que abordará a economia como estratégia de desenvolvimento; e Gestão e Institucionalidade da Cultura, que visa o fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura.

Para subsidiar os debates, o Ministério da Cultura (MinC) elaborou o Texto-base da II Conferência Nacional de Cultura, abordando os Eixos e Sub-eixos identificados no Regimento Interno da II CNC, que foi aprovado pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) em abril de 2009, em reunião extraordinária ocorrida na capital federal. A conferência nacional terá a coordenação da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC).

Em Santa Catarina, também estão entre os objetivos da conferência discutir a cultura brasileira nos seus aspectos da memória, de produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania; propor estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável; promover o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões; propor estratégias para universalizar o acesso dos brasileiros à produção e à fruição dos bens e serviços culturais; entre outros.

———————————————
II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA

DATA: 25 de novembro de 2009
CIDADE: Florianópolis
LOCAL: Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC
Rodovia Admar Gonzaga, 2765 – Itacorubi – Florianópolis – SC – (48) 3231-4100

spot_img

Leia mais