23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Confirmada segunda etapa da humanização da Paulo Fontes para esta teça-feira

spot_img

Confirmada segunda etapa da humanização da Paulo Fontes para esta teça-feira

spot_imgspot_img

Na manhã desta terça-feira, 20, o prefeito interino e Secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais, João Batista Nunes, estará na Paulo Fontes (proximidades do TICEN) acompanhando a segunda etapa de humanização da avenida, iniciada no dia 15. A partir da zero hora de amanhã (terça-feira, 20) a Paulo Fontes terá o trânsito para carros fechado nos dois sentidos entre o TICEN e o Mercado Público. O acesso dos ônibus ao terminal central será feito por uma canaleta exclusiva com uma Linha Branca pintada na faixa do meio desde a rótula da Rita Maria. Os ônibus que descem a rua Pedro Ivo também ganharão uma faixa exclusiva para chegar ao terminal central.

Uma das alças da rua Pedro Bittencourt também será fechada, com os carros provenientes da rua Pedro Ivo sendo obrigados a fazer a convergência à direita na Paulo Fontes. Os motoristas que descem a Pedro Ivo para chegar à ponte Colombo Salles deverão usar o retorno em frente a rodoviária Rita Maria. O trecho da Paulo Fontes entre a Arcipreste Paiva e a Deodoro, no sentido Praça XV/Beira-mar Norte, (que foi fechado dia 15) voltará a ter trânsito de veículos. No trecho a Paulo Fontes terá fluxo nos dos sentidos e os carros utilizarão um retorno antes do TICEN para acessar o estacionamento da Aflov. Também na Paulo Fontes com a Pedro Ivo haverá um retorno para os carros que vêm da Beira-mar.

Outra medida será a inversão do trânsito na rua Álvaro de Carvalho o fluxo de veículos passando a subir da rua Francisco Tolentino até a Tenente Silveira (esquina da biblioteca pública), onde já foi instalado um semáforo. A mudança vai possibilitar a ampliação do calçadão da rua Felipe Schmidt até o trecho entre a Álvaro de Carvalho e 7 de Setembro. O estacionamento de motos em frente às Lojas Americanas será mantido.

Ônibus mudam

As mudanças provocaram alterações de trajeto em algumas linhas convencionais e executivas desde esta segunda-feira, 19. A linha 230 – Canasvieiras via Gama D´Éça – deixou de circular pela rua Felipe Schmidt passando pela Tenente Silveira, seguindo a avenida Rio Branco até a Beira-mar Norte. A linha Tirio-Titri mudou da rua Álvaro de Carvalho, que terá o sentindo invertido, para a Pedro Ivo, de onde acessará a canaleta exclusiva para o Ticen. O terminal central será usado apenas como rota, sem embarque ou desembarque de passageiros.

Também os Executivos das empresas Canasvieiras, Insular e do Continente mudaram o trajeto, passando a circular pela rua Pedro Ivo. Os “amarelinhos” do Campeche, Corredor Sudoeste e Pântano do Sul não passaram mais pela Álvaro de Carvalho, trafegando pela rua Pedro Ivo e acessando o Ticen de onde seguem para o Sul da Ilha. Essas linhas não estão fazendo embarque e desembarque no terminal do Centro. Já as linhas da Canasvieiras (Ingleses, Ponta das Canas, Canavieiras/Jurerê e RioVermelho-Sítio de Cima) e do Continente (Abraão, Jardim Atlântico e Bom Abrigo) também passaram a usar a Pedro Ivo para depois seguirem os itinerários normais. No sentido bairros-Centro os Executivos do Continente passaram a ter o trajeto desviado pelo TICEN, mas sem paradas no terminal de integração.

A humanização da Paulo Fontes está envolvendo as secretarias de Transportes, de Obras e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, via IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), Polícia Militar e Guarda Municipal. João Batista Nunes salientou que o sucesso das mudanças está sendo alcançado pela parceria entre os órgãos envolvidos no projeto. “Com uma ação conjunta entre vários órgãos da Prefeitura e a Polícia Militar estamos implantando essa mudança de conceito, que é tirar os carros e priorizar os pedestres no centro da cidade,” destacou.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img