16.9 C
fpolis
sexta-feira, outubro 22, 2021
cinesytem

Congresso de Prefeitos da Fecam reuniu presidenciáveis e excelente público em Florianópolis

spot_img

Congresso de Prefeitos da Fecam reuniu presidenciáveis e excelente público em Florianópolis

spot_img

O Congresso de Prefeitos, promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), encerrou nesta quinta-feira, 14. Foram quatro dias de atividades no CentroSul em Florianópolis, com programação voltada a gestores públicos, mas também aberta ao público, com entrada gratuita.

Passaram pelo evento mais de 2.500 pessoas, com 220 prefeitos catarinenses inscritos. A programação envolveu mais de 110 palestras e atividades divididas em três eixos de debate: Cidades Inteligentes, Gestão Eficiente e Conversa de Prefeitos com tema geral “Cidades para pessoas e soluções para municípios”.

Um dos destaques do evento foi o painel “Presidenciáveis”, realizado na última quarta-feira, 13, quando sete pré-candidatos à Presidência da República palestraram para prefeitos e gestores. Aldo Rebelo (Solidariedade), Ciro Gomes (PDT), Flavio Rocha (PRB), Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo) e João Goulart Filho (PPL). Dos confirmados, apenas Álvaro Dias (Podemos) cancelou a participação em função de agenda do Senado. Representando o Partido dos Trabalhadores (PT), o secretário nacional Emídio de Souza, fez a leitura de uma carta representando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato pelo partido.

No encerramento do evento, nesta quinta, o presidente da Fecam, prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, resumiu o evento e falou sobre a capacidade de mobilização dos gestores catarinenses em buscar soluções para melhorar as cidades. Segundo Morastoni “a Fecam assume protagonismo na condução de inúmeros compromissos”. O presidente refere-se a uma série de termos de cooperação assinados entre o Sistema Fecam com entidades e empresas, a difusão do programa Cidades Lixo Zero, programa Mares Limpos, por exemplo. Morastoni destaca a Carta do Municipalismo Catarinense, lida ao final do evento, dirigida à sociedade e, principalmente, aos executivos e legislativos estaduais e federais, e aos candidatos presidenciáveis. Os pré-candidatos à Presidência da República que estiveram no Congresso de Prefeitos da Fecam carregam agora a carta compromisso.

spot_img
spot_img