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sexta-feira, maio 17, 2024
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Consumidor catarinense gastou cerca de R$ 50 a menos nesta Páscoa

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Consumidor catarinense gastou cerca de R$ 50 a menos nesta Páscoa

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O gasto médio dos consumidores catarinenses nesta Páscoa foi de R$ 97,45 por pessoa, valor R$ 49,20 mais baixo do que no ano passado, quando a média do consumo foi de R$ 146,65. Os dados são da pesquisa de resultado de vendas realizada pela Fecomércio SC e FCDL/SC entre os dias 6 e 7 de abril.

Segundo a pesquisa, a queda de -4,1% na variação do faturamento em relação ao ano anterior está relacionada à redução expressiva do gasto médio. Já na comparação com os meses comuns do ano, a variação foi positiva em 7,9%, mostrando a importância das vendas de Páscoa para os setores abordados pela pesquisa.

Outro fator positivo foi o percentual dos estoques que sobraram. De acordo com os empresários, apenas 7,5% da mercadoria inicial não foi vendida. O que comprova a cautela do comércio que comprou menos produtos por causa da previsão do volume de vendas menor neste ano.

Setores pesquisados

O chocolate ainda liderou as vendas durante a Páscoa, mas itens como brinquedos, flores e roupas ganharam espaço relevante na hora de presentear. Assim, a pesquisa envolveu os setores de mercados, supermercados e hipermercados (37%), de lojas de departamentos e magazines (19,3%), de vestuário/calçados (17,5%) e lojas especializadas em chocolate (14,3%), de floriculturas (7,3%) e de brinquedos (4,8%).

Empregos temporários

O número de contratações para atender ao aumento da demanda do período foi de 6%. Dentre as que admitiram, a média de funcionários temporários foi de 3,8 por empresa.

Pagamento à vista

Quanto à forma de pagamento, a principal opção foi à vista (85,3%), dividido entre os diferentes meios: cartão de crédito (38,3%), dinheiro (31,5%) e cartão de débito (15,5%). Já na forma de pagamento a prazo, o cartão de crédito foi o mais citado, sendo responsável por 9,8% das vendas, seguido pelo parcelamento no crediário (4,3%). Os pagamentos à vista estão associados tanto a uma condição financeira estável das famílias do Estado quanto ao gasto médio moderado.

 A pesquisa

A pesquisa de resultado de vendas de Páscoa foi com 400 empresários do comércio de Santa Catarina, em Lages (38), Chapecó (52), Itajaí (58), Blumenau (63), Joinville (66), Criciúma (34) e Florianópolis (89).

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