23 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Contabilista: uma profissão em constante atualização e de grande importância para o setor empresarial

spot_img

Contabilista: uma profissão em constante atualização e de grande importância para o setor empresarial

spot_imgspot_img


Por Izabella Dutra *

A profissão contábil vem passando por constantes mudanças nos últimos anos, atuando em diversas frentes, como financeira, tributária, societária e estratégica, orientando empresários sobre possíveis caminhos a serem seguidos e, inclusive, dando suporte à tomada de decisão. O contador há muitos anos – ao menos os bons profissionais, devidamente atualizados – já deixou de ser “um mal necessário para emitir guias de impostos”, como costumava-se dizer, passando a atuar ao lado do empresário como fonte de informações, contribuindo diretamente para o crescimento do negócio com solidez e saúde financeira.

A tecnologia desempenha um papel fundamental nessa constante mudança nos negócios e na contabilidade. As novas ferramentas – que ganharam ainda mais força nos últimos anos, principalmente no mundo pós pandemia – e os acessos a softwares possibilitam melhor execução e gerenciamento em diferentes setores, tornando as funções complexas ainda mais ágeis e eficientes e acelerando os prazos e entregas.

Diante deste cenário, o contador é desafiado a estar sempre atualizado com as normas legais ou com sistemas do fisco. São frequentes os ajustes da legislação brasileira e, com eles, as práticas e atividades relacionadas também sofrem atualizações. Outro desafio é o cliente: mesmo com os avanços tecnológicos, existem burocracias por trás das normas a serem seguidas que deixam processos lentos, no qual nem sempre o cliente consegue entender. O mesmo espera agilidade, soluções práticas e efetivas ao contratar os serviços do contador.

Além disso, contador se faz necessário nas atividades operacionais, evitando erros em setores internos das empresas, orientando ao cumprimento das obrigações tributárias e boas práticas na emissão de documentos fiscais. Muito mais que a entrega de Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados, o contador tem um papel consultivo e atuante, trazendo informações precisas e valiosas que apontam pontos negativos e positivos, bem como pontos que devem ser modificados, corrigindo gargalos que estejam impedindo o negócio de crescer.

São inúmeros os critérios para identificar um bom contador; trata-se de um recurso valioso para sua gestão. Então, se questione: o que eu espero do meu contador? Não se limite em valores de honorários, observe se o profissional está atualizado com as inovações do mercado, se sua equipe está em constante aperfeiçoamento – mão de obra especializada, recursos tecnológicos que possam simplificar os processos, segurança de dados, disponibilidade de atendimento, boa comunicação, transparência, pacote de serviços etc. Esses critérios ajudarão você a ter uma contabilidade consultiva e prosperar nos negócios.

A área contábil está em alta no mercado de trabalho. Aos futuros contadores atuais estudantes ou que pretendem ingressar na área, tenha em mente que não é só débito e crédito e fechamento de balanço; existe uma exigência do mercado aos profissionais que atuem de forma responsiva, ética e consultiva. Não veja a tecnologia como concorrente ou substituto da profissão; o contador tem sua posição de destaque visto que o sistema é apenas uma ferramenta, a função continua firme e indispensável nas empresas e para crescimento do mercado.


* Izabella Dutra é contadora, empresária e sócia-diretora da Base Bureau Contabilidade, em Florianópolis (SC). Contato: basenegocios@base.cnt.br

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img