23.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Conversas FAM de Cinema: inscrições abertas para palestras gratuitas com personalidades do cinema brasileiro

spot_img

Conversas FAM de Cinema: inscrições abertas para palestras gratuitas com personalidades do cinema brasileiro

spot_imgspot_img

Em março a Panvision, realizadora do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM, promove as Conversas FAM de Cinema, uma formação on-line com personalidades que fazem parte da história do festival e do audiovisual brasileiro.

As palestras gratuitas serão em todas as segundas-feiras de março, das 20 às 21 horas, começando com a agente de vendas Denise Jancar, que fala sobre Distribuição no dia 7; Allan Deberton, diretor de “Pacarrete”, aborda o tema Direção dia 14; aspectos da Produção serão apresentados por Letícia Friedrich, da Boulevard Filmes, no dia 21, e fechando o circuito, o cineasta e roteirista Orlando Senna fala sobre Roteiro dia 28. Cada um deles vai falar sobre o contexto de suas trajetórias, como é a profissão, as dificuldades e as principais realizações.

Durante sua trajetória de 26 anos, o FAM fomentou a formação de uma geração de catarinenses com sua dimensão educativa, formação continuada de público, acessibilidade às obras e a oferta contínua de workshops, oficinas e cursos. Agora, o propósito é possibilitar acesso a informações e experiências exitosas em diferentes segmentos da atividade audiovisual.

As palestras por videoconferência terão duração de 1 hora cada uma, em tempo real, com interatividade entre participantes e ministrantes. As inscrições são gratuitas e a participação se dará por ordem de chegada, com vagas limitadas.

As inscrições estão abertas no link https://www.sympla.com.br/produtor/famdetodos

O projeto Conversas FAM de Cinema foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021– executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Sobre os palestrantes

Distribuição – 07/03
Denise Jancar

Dirige a Promovere, distribuidora de filmes e conteúdo para o mercado audiovisual. Frequenta festivais de cinema e mercados de TV como agente de vendas e distribuidora, apresentando conteúdos brasileiros ao exterior e licenciando conteúdos internacionais para o Brasil. Atua como jurada em festivais (Gramado, Alcine e Bogoshorts), tutora de projetos (Festival de Curtas do Chile), mentora (RioWebFest, BioBio, FAM) e palestrante (Festivais de Tocantins, Sesc e Votorantim). Coordena o Curta & Mercado, encontro de profissionais no Curta Kinoforum, ministra aulas em MBA em Cinema da Unimax, idealizou e dá aulas no curso Da ideia ao licenciamento.

Direção – 14/03
Allan Deberton

Formado em cinema, seus curtas-metragens participaram de festivais nacionais e internacionais conquistando mais de 100 prêmios. Coproduziu a série de TV “Lana & Carol” para a TV Brasil e o longa documentário “Do Outro Lado do Atlântico”, com estreia no 37º Festival de Cinema de Havana (Cuba). Em 2019, “Pacarrete”, seu primeiro longa como diretor, estreou no 22º Festival Internacional de Cinema de Xangai, indicado ao Golden Goblet Awards. No Brasil, o filme foi o grande vencedor do 47º Festival de Cinema de Gramado, conquistando 8 Kikitos, incluindo Melhor Filme, Melhor Filme Júri Popular, Melhor Roteiro e Melhor Direção. Fez parte da 43º Mostra de Cinema de São Paulo, 21º Festival do Rio, 23º Festival de Tiradentes, 29º Cine Ceará e 22º Florianópolis Audiovisual Mercosul. Internacionalmente, participou de festivais como San Diego Festival de Cinema Latino (EUA).

Produção – 21/03
Letícia Friedrich
 
Produtora e distribuidora. Formada em Cinema pela UNISUL-SC, pós graduada em Produção Cinematográfica pela Escola Superior de Cinema e Audiovisual da Catalunya – ESCAC/Espanha e LL.M em Direito Empresarial pela FGV. Produziu os premiados curtas “Chão de Fábrica”, de Nina Kopko, “Até a China”, de Marão e o infantil “A culpa é do Neymar”, de João Ademir, os longas de ficção  “Amor, Plástico e Barulho”, de Renata Pinheiro, “Açúcar”, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira e os documentários “Libelu – Abaixo a Ditadura”, de Diógenes Muniz e “Por Onde Anda Makunaíma?”, de Rodrigo Séllos.  Coordenou o lançamento comercial dos filmes “Legalidade”, “Raia 4”,  “Histórias que o nosso cinema não contava” e “Açúcar”.  Na área dos festivais, produziu mostras de cinema para a Caixa Cultural e integrou por seis anos a equipe de produção do FAM. Atuou no Centro Técnico Audiovisual – CTAV/MinC, Associação Brasileira de Produtoras Independentes  – BRAVI e ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação. Faz parte da diretoria da ANDAI – Associação Nacional das Distribuidoras de Audiovisual Independente. É sócia da produtora e distribuidora Boulevard Filmes.

Roteiro – 28/03
Orlando Senna

Uma das principais personalidades do cinema nacional e da América Latina. Diretor e roteirista de 30 filmes, entre eles Diamante Bruto, Brascuba, Iracema – Uma Transa Amazônica, Gitirana, Idade da Água e Longe do Paraíso. Roteirista de O Rei da Noite, Coronel Delmiro Gouveia, Ópera do Malandro. Autor dos livros Um Gosto de Eternidade e Os Lençóis e os Sonhos.

Foi fundador e diretor da Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba, e Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura brasileiro.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img