20.3 C
fpolis
sexta-feira, janeiro 28, 2022

Copa Veleiros de Monotipos entra na reta final neste fim de semana em Florianópolis

Copa Veleiros de Monotipos entra na reta final neste fim de semana em Florianópolis

spot_img

Competição definirá ranking da Fevesc.

A Copa Veleiros de Monotipos entra na reta final, com a 6ª e penúltima etapa deste fim de semana (24 e 25 de outubro) em Jurerê. Será também a 6ª e última etapa do ranking da Federação de Vela do Estado (Fevesc). A Copa, organizada pelo Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), é a única competição que reúne ao longo do ano velejadores das várias classes de monotipos do litoral catarinense.

Os irmãos Mazzaferro, por exemplo, descem de Porto Belo para correr em Florianópolis: Mario segue em primeiro na Optimist Veterano e Luca, na Laser 4.7. Samirah Bastos vem do litoral centro-norte, de Itajaí, correr com a parceira Manuella Moreira na 420. Fernando Zomer Alves sobe do Sul, de Içara, para correr em Jurerê na Optimist Estreante, onde figura entre os favoritos. E ainda há a presença de velejadores de outros estados, como Victor Gualberto de Oliveira, que viaja de Curitiba à capital catarinense toda vez que tem disputa envolvendo a Optimist Veterano.

Neste fim de semana, as classes Optimist Estreante e Veterano, Laser Standard, Radial e 4.7, Dingue, 420, Hobie Cat 16, Snipe e Byte estão em jogo em ambas as competições. No entanto, a 470 está entre as classes da Copa, mas não no ranking. Com a Prancha a Vela acontece o contrário: está no ranking, mas não é disputada na Copa.

As inscrições seguem até as 11 horas deste sábado, dia em que a primeira das três regatas previstas começa ao meio-dia. Domingo os trabalhos têm início às 11 horas, com a cerimônia de premiação fechando os trabalhos. O percurso será de barla-sota ou triangular, dependendo do vento, e haverá descarte do pior resultado de cada velejador para cálculo da pontuação final.

Por Jeni Andrade
Da assessoria de imprensa do ICSC
Em Florianópolis (SC)

spot_img
spot_img