Couna Arquitetura conquista o prêmio de Melhor Projeto da CASACOR/SC-Florianópolis 2025

VariedadesCouna Arquitetura conquista o prêmio de Melhor Projeto da CASACOR/SC-Florianópolis 2025

Villa Francioni abre a série Uvas e Vinhedos, que estreia nesta quarta-feira no canal Modo Viagem, da Globoplay

Vinícola pioneira em vinhos de altitude em Santa Catarina está entre as apresentadas pelo programa, que estreia às 20h30 desta quarta (4) no canal Modo Viagem.

Parque do Morro da Cruz ganha plano de manejo, com nove zonas e quase metade da área fechada à visitação

O Parque do Morro da Cruz, em Florianópolis, ganhou plano de manejo: nove zonas, 49,45% da área sem visitação e regras para o entorno. Veja o que muda.

A Corda em Si e Rodrigo Gudin Paiva levam “As Paredes Têm Ouvidos” a cinco cidades de SC, com shows gratuitos

Turnê começa em 12 de novembro, em Balneário Camboriú, passa por Joinville, Blumenau e Criciúma e chega a Florianópolis em 4 de dezembro, sempre às 19h, com ingressos gratuitos no Sympla.

ADIT Cidades reúne especialistas internacionais em Florianópolis para debater regeneração urbana, de 11 a 13 de novembro

Primeira edição do evento da ADIT Brasil e da Hurbana, no Passeio Primavera, discute retrofit, investimento em áreas consolidadas e espaços públicos com Ian Goldin, Gil Peñalosa, Tim Gill e Rute Ferreira.

Compartilhe

carlosalves-37.jpg

Crédito Carlos Alves

Com a Nuoca Casa ModuLar, escritório vence o primeiro lugar na premiação promovida pela CASACOR/SC em parceria com a UNIVAlI, entre os 29 ambientes desta edição

Quando projetaram a Nuoca Casa ModuLar, os arquitetos do escritório Couna Arquitetura, com sede de Laguna, trataram o espaço como uma semente que se cultiva para o mundo. Tanto é que não é mera coincidência a estrutura erguida em madeira engenheirada, que lembra intencionalmente o desenho de uma semente.

_B3A2496_ALTA (2).jpg

Crédito Mariana Boro

“Com alegria celebramos o 1⁰ Lugar no Prêmio CASACOR/SC  – UNIVALI com nosso espaço Nuoca, Semente Modular. A Nuoca Semente ModuLar foi desenhada especialmente para esta edição da mostra, para que fosse literalmente uma semente, referenciando suas curvas aos contornos de nossas pinhas, castanhas e grãos da nossa biodiversidade. Por fora resistente, escura, mimetizada à paisagem, à prova do tempo, para que proteja o seu interior fluido, claro e leve. O lugar dos sonhos, da verdade e da vida”, comemoram os arquitetos, no depoimento de Guilherme Pegorara.

Segundo o coletivo, Nuoca é uma célula regenerativa, plantada como uma semente, é um acervo de códigos e mensagens do novo tempo, da nova casa, de novos sonhos, de um novo mundo mais leve, orgânico e sustentável. Abarcados pelo tema da CASACOR 2025, “Semear Sonhos”, o elenco foi convidado a repensar o papel da arquitetura e do design diante à crise climática com base em três pilares:  sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e confluência de saberes.

Impacto à primeira vista

No primeiro impacto o diálogo é estabelecido pelo coletivo como forma de repensarmos as formas – em todas as suas dimensões – que construímos e habitamos os espaços. Com 80% da sua matéria-prima renovável, a morada foi praticamente transportada para a mostra catarinense, que encerra a temporada no Ex-Parque Gráfico da NSC, até 09 de novembro, e montada em estrutura modular off-site.

A Casa Nuoca é fruto de uma profunda pesquisa em construção sustentável, que contou com a parceria da Morada Eco para o fornecimento de soluções de baixo impacto ambiental como o bambu e a Shou sugi ban.  Funcional e simbiótico com a natureza, o ambiente de 44,4m² abriga duas pessoas com conforto e proporciona uma conexão com o entorno. 

Alinhada a todos os critérios de avaliação defendidos pelo Prêmio CASACOR/SC UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí), a Nuoca atendeu os cinco requisitos exigidos. O primeiro Aderência ao tema “Semear Sonhos”, apresentando uma morada em resposta às emergências climáticas, incentivando a vida em coexistência e conceito claro que conversa espontaneamente com o público visitante.

O segundo “Funcionalidade” exibe uma planta descomplicada e enxuta, sem abrir mão do conforto e praticidade. A “Estética” explora a beleza e versatilidade dos materiais naturais, de longa duração e de caráter renovável. “Sustentabilidade” é o quarto critério que avalia o uso consciente de recursos e materiais. E por último “Qualidade de Execução” que destaca o capricho nos acabamentos e instalação dos elementos.

Conheça mais trabalhos do escritório Couna Arquitetura:

(couna.arq)