21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Creche Municipal de Florianópolis ganha prêmio de educação inclusiva

spot_img

Creche Municipal de Florianópolis ganha prêmio de educação inclusiva

spot_imgspot_img

A unidade faz um trabalho de destaque nacional na área de Língua Brasileira de Sinais.

O uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) com alunos, familiares e professores, deu à Creche Municipal Bem-Te-Vi a menção honrosa do Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas, que tem como meta valorizar as iniciativas de quem trabalha pra garantir o direito de todos à educação. O prêmio será recebido em Brasília durante o VI Seminário Nacional do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, que ocorrerá de 24 a 27 deste mês.

Em abril, uma comissão do Ministério da Educação veio a Florianópolis para verificar, na prática, o relato da experiência encaminhado pela Bem-Te-Vi, em parceria com as profissionais da Sala Multimeios da Creche Almirante Lucas, sobre o ensino de Libras não só para o aluno surdo, mas para o grupo de crianças de sua turma.

O projeto teve início em junho de 2009, quando a creche recebeu uma criança com diagnóstico de surdez. Desde então a professora Maria Eloíza de Macedo trabalha com o aluno uma forma de comunicação e aprendizado. Também foi realizado um trabalho com a mãe e a avó da criança, que iniciaram o contato com a Língua Brasileira de Sinais, para dar continuidade à comunicação em casa.

Em seguida a creche iniciou um trabalho de apresentação da Libras com toda a turma de seis meses a um ano, da qual a criança fazia parte. Em outubro do ano passado, foi a vez da turma de dois a três anos. A unidade percebeu, então, que havia o interesse em aprender LIibras não só das crianças, mas igualmente das professoras e dos demais funcionários da creche.

Este ano foi contratado um professor de Língua Brasileira de Sinais para trabalhar sinais do cotidiano em sala de aula e para ensinar os profissionais da unidade educativa. O objetivo é facilitar o contato e a interação com o aluno surdo.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img