21.2 C
fpolis
quarta-feira, junho 19, 2024
Cinesystem

Curso Gratuito sobre Diabetes

spot_img

Curso Gratuito sobre Diabetes

spot_imgspot_img

Informação ajuda no tratamento do diabetes Curso Monitorando o Diabetes abre nova turma na segunda-feira (22).

Considerada pela ONU como uma ameaça global, o diabetes atinge cerca de 5 milhões de brasileiros. Um dos problemas dos diabéticos é a falta de informação. Segundo o Ministério da Saúde, 50% dos brasileiros não sabem que possuem a doença, e muitos ainda não têm as informações necessárias para o tratamento.

Pensando nisso, a Unimed Grande Florianópolis abre nesta segunda-feira (22) uma nova turma do curso Monitorando o Diabetes, desenvolvido pelo Departamento de Medicina Preventiva. Já passaram pelo programa, 480 pessoas. O programa destina-se a portadores de diabetes e a familiares, sendo totalmente gratuito.

Dentro do Monitorando o Diabetes, os participantes irão discutir em grupo suas expectativas, poderão tirar dúvidas sobre o tratamento da doença, aprenderão como ter uma alimentação saudável e como viver melhor. A cada semana, um profissional específico (entre eles um endocrinologista, uma nutricionista e uma psicóloga) estará presente para tratar dos temas propostos.

Os encontros acontecem durante cinco segundas-feiras, das 15 às 17 horas, no auditório da Usimed, na Av. Rio Branco. Quem quiser participar deve se inscrever pelo telefone 0800 483500. As vagas são limitadas.

Sobre a doença – O diabetes é uma doença diagnosticada quando o corpo produz em pouca quantidade ou não produz insulina. Esse hormônio atua no organismo ajudando no transporte da glicose do sangue para as células, e no momento em que seu funcionamento não é adequado, ocorre um depósito de glicose no sangue, o que ocasiona a doença.

O médico clínico Iberê do Nascimento afirma que os sintomas mais comuns do diabetes são perda de peso, cansaço, sede, necessidade de urinar com frequência e visão turva. Agravados, esses sintomas podem causar cegueira, problemas no coração, nos pés, nas artérias e veias. A doença é a maior causa de amputação não traumática em membros inferiores.

Serviço:

O que: Monitorando o Diabetes
Quando: Início dia 22 de junho e os encontros são durante cinco segundas-feiras, das 15 às 17 horas.
Onde: Auditório da Usimed, na Av. Rio Branco.
Mais informações no Departamento da Medicina Preventiva pelos telefones 0800 48 3500 ou pelo e-mail medicinapreventiva@unimedflorianopolis.com.br.

spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img