22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Custo de Vida em Florianópolis acumula alta de 1,73% no primeiro trimestre

spot_img

Custo de Vida em Florianópolis acumula alta de 1,73% no primeiro trimestre

spot_imgspot_img

O Índice de Custo de Vida em Florianópolis registrou aumento de 0,32% em março. Com o resultado, o primeiro trimestre de 2013 já acumula alta de 1,73%, e o acumulado dos últimos doze meses atingiu 6,17%. Apurados pela Udesc Esag, os dados foram divulgados pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) nesta segunda-feira, 8.

O resultado do último mês foi 0,12% inferior ao apurado no mês anterior, que registrou aumento de 0,44%. Já em comparação com março de 2012, quando o índice foi negativo (-0,02%), a variação foi de 0,34%.

Dos principais grupos que compõem o índice, contribuíram para o resultado do último mês de março os aumentos registrados em Outros Serviços (1,19%), no qual pesou especialmente a alta de 10,57% em taxas como condomínio e IPTU; Produtos Não Alimentares (0,69%); e Alimentação (0,15%).

Um subgrupo que registrou alta significativa no acumulado do trimestre foi o de Alimentação fora do Domicílio: com o aumento de 0,72% em março, a variação nos primeiros três meses do ano chegou a 4,32%. O grupo Serviços Públicos não apresentou variação no mês.

Os dados para o índice do mês foram coletados entre 2 e 30 de março. Confira o relatório mensal e a série histórica do IPC no portal da Udesc Esag.

Sobre o índice

O Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis é calculado desde 1968 pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina, em trabalho coordenado por Hercílio Fernandes Neto.

Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img