19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Debate sobre Transtorno Bipolar na Capital

spot_img

Debate sobre Transtorno Bipolar na Capital

spot_imgspot_img

Numa época em que se diz que o surgimento de “novos sintomas” diante das pressões do mundo contemporâneo provaria que o homem mudou, o psicanalista Yuri Amado coordena na Livrarias Catarinense em Florianópolis no próximo dia 31 de março um debate sobre Transtorno Bipolar em Florianópolis.

O Transtorno Afetivo Bipolar também apresenta como denominações mais antigas, o título de Transtorno Bipolar do Humor ou Psicose Maníaco Depressiva, sendo uma doença caracterizada pelas alterações constantes de períodos de intensa euforia alternados com grandes depressões. Sendo uma das doenças psíquicas que se considera mais bem carcterizada pelo saber médico, e que incide sobre 2% da população mundial, ganhou destaque nos últimos anos o controle de seus sintomas por meio de psicofármacos.

Enquanto que para uma vida normal, é de se esperar que uma pessoa manifeste alegria em situações que a alegram e tristeza em situações que a abalam, em um indivíduo com um quadro de transtorno afetivo bipolar, estas reações são desproporcionais ou inadequadas.

Há diversas possibilidades de manifestação desta instabilidade de humor, especialmente no que se diz respeito à natureza do período depressivo, no qual muitas vezes, não há o relato de uma tristeza por parte do paciente, mas sim de sintomas análogos, como uma expressão corporal retraída, ou uma queda brusca das defesas do sistema imunológico.

Já a apresentação dos períodos de euforia, é muito mais clara, envolvendo: auto-estima inflada, sensação de ser mais e melhor que os outros, necessidade de sono diminuída, mais eloqüente e loquaz do que o habitual, perda da inibição social, falta de crítica para com as situações ridículas e vexatórias, fuga de idéias, distratibilidade, aumento da atividade dirigida a objetivos sociais, no trabalho, na escola ou sexualmente. Agitação psicomotora, envolvimento excessivo em atividades prazerosas com um alto potencial para insensatez, perigo, inconseqüência, como por exemplo, envolvimento em compulsão para compras, indiscrições sexuais ou investimentos financeiros tolos.

“Além do bate-papo proposto irei ilustrar a apresentação com a análise póstuma que Freud realizou sobre a vida do famoso escritor russo Dostoiévski, que ao alternar sua vida em sucessivos ciclos de intensa depressão e miséria com períodos de enorme euforia e produção literária, seria atualmente atestado como um portador de um Transtorno Bipolar”, afirma Yuri.

Yuri apresentará ainda tópicos para que as pessoas compreendam melhor esse transtorno, para que possam ao perceber algum sinal do desencadeamento do mesmo, possam aqueles que sofrem dessa doença.

Sobre o evento

A palestra sobre Transtorno Bipolar será realizada no próximo dia 31 de março a partir das 19 horas na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping. A entrada é gratuita.

Serviço

O que: Bate-papo sobre Transtorno bipolar

Quando: dia 31 de março às 19 horas

Onde: Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis/SC.

Quanto: Entrada franca

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img