17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Defesa Civil de Florianópolis fará mutirão de vistorias neste sábado

spot_img

Defesa Civil de Florianópolis fará mutirão de vistorias neste sábado

spot_imgspot_img

A Defesa Civil de Florianópolis vai realizar neste sábado, 30, o primeiro mutirão de vistorias da cidade. De acordo com a secretaria de Comunicação do Executivo Municipal, a iniciativa visa a zerar as demandas acumuladas correspondentes as 65 principais ocorrências registradas no órgão municipal pela própria sociedade desde o início do ano.

Os maiores problemas dizem respeito a pequenos deslizamentos de terra, sobretudo no Maciço do Morro da Cruz; árvores com risco de queda e precariedades habitacionais (sendo que, na quase totalidade dos casos, isto se dá por falta de manutenção).

As vistorias, que acontecerão no período entre 8 e 13h30, vão contar com a participação de representantes da Guarda Municipal (que, assim como a Defesa Civil, integra a Secretaria da Segurança e Gestão do Trânsito) e da Secretaria de Obras.

Mas também contará com a participação de voluntários, com experiência na área, da Associação Cultural Nova Acrópole de Florianópolis que, desde 2009, vem realizando cursos de Agente Voluntário da Defesa Civil, em parceria com a Defesa Civil Municipal.

Para fins de organização, as cerca de 30 pessoas que vão trabalhar no mutirão de vistorias estarão divididas em seis grupos, sendo que cada um vai atuar numa região específica – no Maciço do Morro da Cruz, no Centro, no Continente e no Sul e Leste da Ilha. A intenção da Defesa Civil de Florianópolis é poder atender toda a cidade.

Demandas acumuladas

O principal motivo do acúmulo de demandas tem a ver com falta de pessoal para o trabalho. Atualmente, a Defesa Civil Municipal conta apenas com três agentes de Defesa Civil e atende não só as ocorrências registradas no órgão, que aumentam de acordo com eventos adversos, como realiza atendimentos determinados pelo Ministério Público Estadual de Santa Catarina e solicitados por outras entidades públicas.

Com o mutirão, a Defesa Civil de Florianópolis também busca aplicar a lei federal nº 12.608/12, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, entre outras providências, no que tange ao incentivo de atuação conjunta entre a Defesa Civil e a sociedade, através de parcerias.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img