Defesa Civil de Florianópolis fará mutirão de vistorias neste sábado

GeralDefesa Civil de Florianópolis fará mutirão de vistorias neste sábado

Joaquina ganha passarela de madeira sobre as dunas, com rampa a partir do estacionamento

Estrutura de 185 metros foi concluída em 13 de outubro, custou cerca de R$ 695 mil e fica pronta mais de dois meses antes do verão.

Avenida da Saudade, no Itacorubi: pedestres e ciclistas passam a usar desvio pelo aterro a partir desta sexta

Nova fase da obra começa na tarde de 16 de outubro e deve durar cerca de 15 dias; a ideia é terminar o trecho antes da temporada de verão.

Ciclo do Divino 2026 fecha neste domingo no Rio Vermelho, com 15 comunidades

Encerramento na Igreja de São João Batista reúne as comunidades festeiras da Capital; a procissão sai às 15h e o rito de fechamento está previsto para as 16h30.

Carnaval 2027 em Florianópolis: Luísa Sonza, Kevin O Chris e Dazaranha estão entre as atrações

Prefeitura e Hit Makers anunciam com quatro meses de antecedência a programação do Carnaval de Rua, de 6 a 9 de fevereiro, em nove arenas pela cidade.

Compartilhe

A Defesa Civil de Florianópolis vai realizar neste sábado, 30, o primeiro mutirão de vistorias da cidade. De acordo com a secretaria de Comunicação do Executivo Municipal, a iniciativa visa a zerar as demandas acumuladas correspondentes as 65 principais ocorrências registradas no órgão municipal pela própria sociedade desde o início do ano.

Os maiores problemas dizem respeito a pequenos deslizamentos de terra, sobretudo no Maciço do Morro da Cruz; árvores com risco de queda e precariedades habitacionais (sendo que, na quase totalidade dos casos, isto se dá por falta de manutenção).

As vistorias, que acontecerão no período entre 8 e 13h30, vão contar com a participação de representantes da Guarda Municipal (que, assim como a Defesa Civil, integra a Secretaria da Segurança e Gestão do Trânsito) e da Secretaria de Obras.

Mas também contará com a participação de voluntários, com experiência na área, da Associação Cultural Nova Acrópole de Florianópolis que, desde 2009, vem realizando cursos de Agente Voluntário da Defesa Civil, em parceria com a Defesa Civil Municipal.

Para fins de organização, as cerca de 30 pessoas que vão trabalhar no mutirão de vistorias estarão divididas em seis grupos, sendo que cada um vai atuar numa região específica – no Maciço do Morro da Cruz, no Centro, no Continente e no Sul e Leste da Ilha. A intenção da Defesa Civil de Florianópolis é poder atender toda a cidade.

Demandas acumuladas

O principal motivo do acúmulo de demandas tem a ver com falta de pessoal para o trabalho. Atualmente, a Defesa Civil Municipal conta apenas com três agentes de Defesa Civil e atende não só as ocorrências registradas no órgão, que aumentam de acordo com eventos adversos, como realiza atendimentos determinados pelo Ministério Público Estadual de Santa Catarina e solicitados por outras entidades públicas.

Com o mutirão, a Defesa Civil de Florianópolis também busca aplicar a lei federal nº 12.608/12, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, entre outras providências, no que tange ao incentivo de atuação conjunta entre a Defesa Civil e a sociedade, através de parcerias.