19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Demandas para um Turismo de Qualidade será tema de debates no ECATUR 2009

spot_img

Demandas para um Turismo de Qualidade será tema de debates no ECATUR 2009

spot_imgspot_img

Os problemas que entravam o desenvolvimento de um turismo de qualidade em Santa Catarina será o foco das discussões do ECATUR 2009 – Encontro Catarinense de Turismo, cujo lançamento aconteceu nesta quarta-feira (06), em Florianópolis, SC. O evento vai acontecer de 25 a 27 de junho, no Costão do Santinho Resort, na Capital e envolve todas as entidades do chamado trade turístico: Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-SC), Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SC), Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Fhoresc), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/SC), Federação de Conventions e Visitors Bureaux de SC (FCVB-SC), além da Fecomercio e o governo do através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Santur. O temário central do encontro será “Demandas para um Turismo de Qualidade”.

O lançamento contou com a presença de mais de 60 pessoas, entre representantes do trade, imprensa e associados. Coordenado pelo presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz, o evento teve a participação de Valdir Walendowsky, presidente da Santur, Ézio Librizzi, presidente da Abrasel/SC, Tarcísio Schmitt, vice-presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares, Kid Stadler, da ABAV/SC, Sabrina Rodrigues Alves, da ABEOC/SC, Darciso Machri, da Associação de Turismo Hidrotermal de SC (Athisc) e Paulo Brito do SBTUR. As lideranças do trade destacaram como medidas necessárias a um turismo de qualidade a qualificação e treinamento de pessoas já em atividade e daquelas que vão entrar mo mercado de trabalho. Já Moritz destacou a criatividade como uma das formas de enfrentar a crise como diferencial competitivo. Mas, salientou, para atingir a esse objetivo, as equipes devem ser altamente qualificadas e treinadas. Ao falar sobre o evento Librizzi sintetizou o pensamento do grupo: “A palavra que resume nosso esforço é sinergia”, disse. Já o presidente da Santur afirmou estar “confiante no ECATUR como fator de fortalecimento do turismo catarinense que é o mais pujante do País”.

Palestra Magna

A palestra magna de abertura do ECATUR será proferida pelo ex-ministro e atual presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho que vai falar sobre as “Demandas para um Turismo de Qualidade”, no dia 26. No dia 27, ocorre o Encontro do Trade, com a participação de todos os representantes do setor que vão realizar um debate sobre o tema do encontro com representes da Santur.

Durante todo o ECATUR também serão realizados vários eventos simultâneos, com debate de políticas para o setor, visando eliminar os entraves ao desenvolvimento do turismo de qualidade. Também haverá apresentação de trabalhos por acadêmicos e professores de cursos de turismo e hotelaria, além de vários cursos e oficinas de capacitação para hoteleiros, donos de restaurantes, agências de viagens e trabalhadores.

O ECATUR 2009 também terá duas feiras de negócios, a EXPROTEL (Exposição de Produtos para Hotéis), realizada pela ABIH-SC, voltada para o segmento hoteleiro, com os lançamentos e novidades do setor. Já a ABAV-SC vai realizar a FECATUR 2009, voltada para as agências de receptivo, visando incrementar os negócios neste segmento. A Santur vai realizar uma mostra das nove regiões turísticas do Estado, mostrando seus atrativos e potencial turístico.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img