21.2 C
fpolis
quarta-feira, maio 1, 2024
Cinesystem

Deputada sugere que Alesc não vote projetos do Governo do Estado enquanto greve na Saúde não for resolvida

spot_img

Deputada sugere que Alesc não vote projetos do Governo do Estado enquanto greve na Saúde não for resolvida

spot_imgspot_img

A greve dos servidores estaduais da saúde, que chegou nesta terça-feira, 11, ao seu 50º dia, foi novamente o assunto principal dos pronunciamentos dos deputados na tribuna da Assembleia Legislativa (Alesc), em Florianópolis. As informações são da Agência Alesc.

Por sugestão da deputada Ana Paula Lima (PT), os deputados de oposição ao governo estadual poderão boicotar a votação de projetos de origem governamental caso o Executivo não reabra a negociação com os servidores em greve.

O líder do PT na Assembleia, deputado Dirceu Dresch, concordou com a sugestão apresentada por Ana Paula. Ele cobrou que os deputados governistas, em especial o presidente do Parlamento, deputado Gelson Merisio (PSD), atuem de forma mais incisiva na resolução do impasse entre grevistas e governo.

Dresch também demonstrou preocupação com a falta de definição do reajuste salarial dos servidores estaduais, que deveria ser concedido em janeiro, conforme a data-base criada pelo governo no ano passado.

Mais cobranças

Além de demonstrar preocupação com a indefinição sobre o reajuste dos servidores, o deputado Sargento Amauri Soares (PDT) voltou a fazer críticas à conduta do governador Raimundo Colombo (PSD) na condução da greve. Soares também condenou o fato do secretário estadual da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, ter sido desautorizado a comentar sobre a greve.

Para Volnei Morastoni (PT), falta vontade política por parte do governo para a resolução da greve. O parlamentar acredita que é possível obter recursos para oferecer a gratificação reivindicada pelos servidores por meio do gasto racional com as horas-plantão e sobreaviso.

Já Angela Albino (PCdoB) condenou o fato do governador não aceitar receber os parlamentares para discutir o fim da greve. A deputada sugeriu que a presidente Dilma Rousseff seja informada da situação em Santa Catarina.

Durante a sessão, o líder do governo na Assembleia, deputado Darci de Matos (PSD), informou aos deputados que, naquele momento, governo, sindicato dos servidores da saúde e Ministério Público do Trabalho estavam reunidos na superintendência do Ministério do Trabalho em Florianópolis para buscar um acordo.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img