19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Descontos no Dia Nacional do Livro

spot_img

Descontos no Dia Nacional do Livro

spot_imgspot_img

Empresa vai realizar ações para ressaltar a importância da leitura na formação das pessoas

Para comemorar o Dia Nacional do Livro (amanhã, 29 de outubro), o grupo Livrarias Catarinense e Livrarias Curitiba preparou um dia diferente em todas as suas lojas. A rede vai oferecer 10% de desconto a todos os clientes que comprarem livros não didáticos em qualquer uma das 16 lojas do grupo localizadas em Curitiba, Londrina, Joinville, Blumenau, Balneário Camboriu, Florianópolis, Porto Alegre e São Paulo. “O objetivo é estimular o gosto pela leitura e ressaltar a importância do livro para o desenvolvimento do ser humano”, afirma Juarez Vidal, Gerente Geral da Livrarias Catarinense e Livrarias Curitiba em Santa Catarina.

Curiosidades

29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, que ocorreu em 1810. Mas foi só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil.

O primeiro livro publicado aqui foi “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só nos anos de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.

Origem

Os textos impressos mais antigos foram orações budistas feitas no Japão por volta do ano 770. Mas desde o século II, a China já sabia fabricar papel, tinta e imprimir usando mármore entalhado. Foi então, na China, que apareceu o primeiro livro, no ano de 868.

Na Idade Média, livros feitos à mão eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar os textos religiosos em latim. Uma pequena obra levava meses para ficar pronta. Atualmente, o livro fica pronto em questão de minutos.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img