Detentos de Santa Catarina participam de avaliação nacional do MEC

EducaçãoDetentos de Santa Catarina participam de avaliação nacional do MEC

Roda de Timbau Floripa tem oficina gratuita com María Paz neste sábado (26)

Oficina gratuita de timbau com a percussionista chilena María Paz neste sábado (26), das 15h às 16h45, no Instituto Arco Íris, Centro de Florianópolis.

Exposição Movimento Nara Evangeline de Renata Gordo abre em 8 de outubro em Florianópolis

Renata Gordo inaugura “Movimento Nara Evangeline” em 8/10 na Galeria Pedro Paulo Vecchietti, no Centro de Florianópolis, em diálogo com Nara Guichon.

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa com ação para 45 mil alunos

Mostra das Escolas abre a 25ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis nesta sexta (25); meta de mais de 45 mil alunos com sessões gratuitas.

Festival Som em Movimento encerra circuito 2026 no Shopping Itaguaçu neste sábado (26)

Última etapa do Festival Som em Movimento, do SESI CULTURA/SC, é sábado (26), às 15h, na praça de alimentação do Shopping Itaguaçu, em São José; entrada gratuita.

Compartilhe

A assessoria de imprensa do Governo do Estado informa que um total de 922 detentos de 34 unidades prisionais de Santa Catarina irão realizar nesta terça-feira, 14, a prova do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja/PPL), um aumento da ordem de 900% em relação ao ano anterior, quando pouco menos de 100 detentos participaram do exame.

Além de oferecer a oportunidade de ingressar no Ensino Médio, as provas ainda servem para a certificação do Ensino Fundamental. Em Santa Catarina, atualmente, a média de detentos que estudam é de 11,74%, total de 1.852, enquanto a média nacional alcança o índice de 8,64%, segundo o Sistema Integrado de Informações Penitenciárias do Ministério da Justiça (InfoPen).

O exame do Encceja/PPL avalia as competências e habilidades adquiridas ao longo da vida escolar, bem como a vivência de mundo dos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos. A partir desta avaliação, o reeducando pode concluir o ensino fundamental e dar prosseguimento ao seu estudo.