20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

No Dia Mundial sem Carro, Florianópolis registra congestionamentos e acidentes de trânsito

spot_img

No Dia Mundial sem Carro, Florianópolis registra congestionamentos e acidentes de trânsito

spot_imgspot_img

O Dia Mundial sem Carro foi marcado por congestionamentos no trânsito de Florianópolis. Com a paralisação dos motoristas e cobradores do transporte público logo no começo da manhã desta quinta-feira, 22, o número de pessoas que utilizou o carro como meio de transporte foi maior do que o habitual.

Por volta das 7h20, um acidente na ponte Colombo Salles, entre um carro e um caminhão, interditou uma das pistas e deixou o trânsito lento para quem precisava sair da Ilha. Ninguém se feriu.

Quem fazia o trajeto contrário, e desejava acessar à Ilha, também enfrentou lentidão no trânsito no período da manhã, como é de praxe no dia a dia de quem chega a capital catarinense vindo da região continental. 

No período da tarde, com nova paralisação dos motoristas e cobradores e com a iminência de mais um protesto contra o governo Temer, o engarrafamento para deixar a Ilha em direção ao Continente começou por volta das 16h (confira no fim da matéria a posição do Consórcio Fênix sobre as paralisações no transporte público). 

Acidente na Via Expressa na tarde desta quinta-feira (Foto: Carmelo Cañas/DeOlhoNaIlha)

Quem chegava na Ilha, também por volta das 16h, vindo pela Via Expressa, enfrentou congestionamento por causa de um acidente na estrada. Um carro perdeu o controle,  bateu na mureta de proteção e ficou atravessado no meio da pista por cerca de 30 minutos. Ninguém se feriu no acidente. 

Ações especiais para a data

A Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito promoveu uma série de ações neste 'Dia sem Carro', todas elas de cunho educativo. Desde as 6h, por exemplo, a Guarda Municipal de Florianópolis interrompeu o tráfego de automóveis e motos em um dos lados da praça XV de novembro (rua Arcipreste Paiva), no trecho entre a rua Tenente Silveira e avenida Paulo Fontes.

 A iniciativa faz parte da 16ª Jornada Brasileira – evento internacional de reflexão sobre os modelos de mobilidade urbana que tem como tema “faixas exclusivas, bicicletas, calçadas acessíveis e paz no trânsito”, proporcionando áreas livre de automóveis, dando mais espaço para pedestres, ciclistas e transportes públicos.

Rua ao lado da Praça XV foi interrompiada para a passagem de carros (Foto: Mônica Flotran/PMF)

Em sintonia com o 'Dia sem carro', o semáforo do trecho foi desligado e guardas municipais garantiram a passagem dos pedestres, ciclistas e transporte público, com a via sinalizada por cones. Pedestres receberam material informativo e mudas de plantas do Horto Municipal.

Consórcio Fênix se manifesta sobre paralisações

O Consórcio Fênix, responsável pelo transporte coletivo em Florianópolis e região divulgou uma nota oficial sobre as duas paralisações feitas pelos motoristas e cobradores nesta quinta-feira. Confira, abaixo, a nota na íntegra: 

"A respeito das paralisações promovidas pelo Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano da Grande Florianópolis (Sintraturb) que causaram a interrupção da operação do transporte público nesta quinta-feira (22), o Consórcio Fênix afirma que respeita toda manifestação pacífica, mas lamenta que isto ocorra sem prévio comunicado à população da capital catarinense. Também desaprova toda e qualquer suspensão do transporte coletivo e ainda mais que tal atitude seja tomada justamente no Dia Mundial Sem Carro, data em que todos somos convidados a refletir sobre a mobilidade urbana e utilizar o transporte coletivo em detrimento do uso de veículos particulares.

Direção

Consórcio Fênix"

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img