14.5 C
fpolis
quarta-feira, outubro 20, 2021
cinesytem

Dia Mundial sem carro tem programação especial voltada aos usuários do transporte público de Florianópolis

spot_img

Dia Mundial sem carro tem programação especial voltada aos usuários do transporte público de Florianópolis

spot_img

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Florianópolis promove nesta segunda-feira, 22, uma programação especial na região central da cidade em homenagem ao Dia Mundial sem carro.

A partir das 9h, haverá distribuição de cerca de 150 mudas de plantas no Terminal de Integração do Centro (Ticen). Serão quatro diferentes espécies: pitanga, gabiroba, grumixama e araçá.

Já às 10h, o grupo de dança infantojuvenil Boi de Mamão fará apresentação artística, também no entorno do Ticen.

Às 10h30 o secretário nacional de transporte e mobilidade urbana, Raphael Rezende Neto, falará sobre a importância de privilegiar o transporte coletivo em detrimento do carro.

O intuito do evento é conscientizar as pessoas da importância de utilizar outros meios de locomoção, que não seja o automóvel particular. A iniciativa pretende que a população compreenda que quanto mais carros na rua, maior será o congestionamento.

História

França, 22 de setembro de 1997. Franceses de uma organização não governamental criam a campanha "Na Cidade, Sem Meu Carro!", incentivando os municípios do país a fecharem as ruas para que os veículos próprios não circulassem. A iniciativa de fazer os cidadãos refletirem a importância do transporte público, a urbanização e o cuidado com a poluição, resultou na criação da "Semana Europeia de Mobilidade", pela União Europeia em 2002.

No Brasil, a ideia chegou em 2001 e no mesmo ano, onze cidades aderiram ao movimento: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Joinville (SC), Pelotas (RS), Piracicaba (SP), Porto Alegre (RS), São Luís (MA) e Vitória (ES). Em Florianópolis, o primeiro ano de conscientização foi 2005, em conjunto com outras 42 cidades brasileiras.
 

spot_img
spot_img