24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Diretores de escolas municipais tomam posse

spot_img

Diretores de escolas municipais tomam posse

spot_imgspot_img

Será nesta sexta-feira (19/12) a posse dos novos diretores das unidades educativas da rede municipal de ensino de Florianópolis. A solenidade irá acontecer às 19 horas no auditório Antonieta de Barros, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Os dirigentes terão mandato de dois anos, entre o período de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2010.

Todos serão empossados pelo Prefeito em Exercício, Bita Pereira. Para o Secretário da Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, as eleições diretas para diretores é sinônimo de democracia no ensino público. Desta forma, complementa, a comunidade pode participar decisivamente dos rumos das unidades escolares.

As eleições diretas aconteceram no dia 22 de novembro em escolas, creches e núcleos de educação infantil. Puderam votar alunos de quinta à oitava série, profissionais da educação, além de pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes da rede escolar. O diretor eleito em determinada escola que possui um NEI vinculado, também administrará este complexo.

Em apenas seis unidades, de um total de 98, não houve quorum. Nestes casos, a SME indicará os novos diretores para as escolas Albertina Madalena Dias (Vargem Grande), Maria Tomázia Coelho (Santinho), Maria Conceição Nunes (Rio Vermelho) e Dilma Lúcia dos Santos (Armação), além da Creche Santa Terezinha (Prainha) e Creche Ingleses. Na Escola Básica Osmar Cunha (Canasvieiras) não houve candidatos para o pleito. Um novo diretor também será indicado.

A rede de ensino da prefeitura possui mais de 26 mil alunos. Nas 39 creches estão matriculadas 4 mil 979 crianças entre zero e cinco anos. Por sua vez, os 23 núcleos de educação infantil independentes (NEIs) são responsáveis por 3 mil 725 crianças entre três e cinco anos, enquanto que os sete NEIs vinculados possuem 323 crianças.

Nas 25 escolas básicas existem 14 mil 408 estudantes de primeira à oitava série e nas 11 escolas desdobradas estão matriculados 1.321 alunos de primeira à quarta série do ensino fundamental. Nos núcleos de Educação de Jovens e Adultos existem 1.400 alunos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img