Discussões sobre o respeito às diferenças ganham espaço nas escolas de Santa Catarina

167

Canais Educa SC, na internet e tv aberta, deram destaque a temática no Mês da Consciência Negra  

O dia 20 de novembro é dedicado à Consciência Negra. Nessa data, em 1695, morria Zumbi dos Palmares, assassinado em um conflito. Líder do maior quilombo da era colonial, sua morte se transformou em símbolo da luta por igualdade racial. Para ampliar as discussões acerca da importância do respeito às diferenças, a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED), desenvolveu durante todo mês de novembro uma série de ações dentro do projeto “Gentes, vozes e consciência” – Elementos da Diversidade! 

A partir dessa iniciativa, os temas ligados ao reconhecimento de diferentes culturas e etnias, são debatidos na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, de forma ainda mais presente. E para que o assunto vá além da sala de aula, durante todo este mês de novembro, o Educa SC apresentou uma série de conteúdos no portal (www.educasc.com.br)  e na tv aberta para falar sobre a diversidade cultural e importância da discussão sobre o assunto nas escolas catarinenses. O Educa SC é um projeto da SED, que conta com apoio técnico e estrutural do Grupo ND. 

No portal já foram abordados assuntos como: educação antirracista nas escolas, o redescobrimento da origem do Brasil em sala de aula, por meio de palavras africanas e indígenas e trouxe exemplos de iniciativas como a da escola de Ensino Fundamental João Batista Fleck, de Saudades, no Oeste Catarinense que estudaram a escravidão e  confeccionaram bonecas Abayomi, que eram feitas com retalhos de tecidos pelas mães para acalmar as crianças durante as longas viagens nos porões dos navios negreiros.

Para o canal Educa SC foram preparados seis programas sobre o tema. Amanhã (01/12), vai ao ar o terceiro episódio que aborda o racismo nas escolas. Nas três quartas-feiras seguintes, sempre às 11h50, serão abordados os seguintes assuntos: a educação quilombola, o racismo nos estádios de futebol e a diversidade e o futuro.

Confira o canal na sua cidade:

Joinville: 8.3

Blumenau: 10.3

Itajaí: 7.3

Florianópolis: 4.3

Criciúma: 25.3

Chapecó: 10.3

Joaçaba: 26.3

Xanxerê: 3.3

Foto: Davi Timóteo Martins, diretor da escola da Comunidade Guarani MBYA, com a apresentadora Grasiele Aguiar, no estúdio do Educa SC