21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Disputa de Vela é transmitida pela Internet neste sábado

spot_img

Disputa de Vela é transmitida pela Internet neste sábado

spot_imgspot_img

A 40ª edição da Regata Volta à Ilha será neste sábado (13), em Florianópolis. A Copa Veleiros de Oceano inicia às 10 horas na Baía Sul, nas proximidades da sede central do ICSC em direção ao extremo sul da Ilha de Santa Catarina. Acompanhe no site: http://www.csp.com.br

A novidade deste ano é a instalação de um sistema de controle que permitirá o acompanhamento de cada barco pela internet. “Isso acontece em grandes regatas mundiais, como a Sydney-Hobbart, Vendée Globe e Volvo Ocean Race. É uma inovação no Brasil e vai permitir o aumento de público, já que muitas pessoas gostam de acompanhar esse tipo de evento, mas dificilmente podem estar presentes”, diz o vice-comodoro de eventos do Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC) Rogério Capella.

A largada pode ser acompanhada ao vivo no Parque de Coqueiros, no Continente, ou na passarela da Ponte Pedro Ivo Campos. Barcos menores, da RGS C e Cruzeiro, largam com os demais, mas não fazem a Volta à Ilha. Cumprem um percurso de 30 milhas na Regata Ilha do Largo/ Ilha de Ratones, nas águas protegidas das baías sul e norte. Também navegam em direção ao sul, só que contornam a Ilha do Largo, depois rumam ao norte e contornam a Ilha de Ratones Pequeno, com chegada no mesmo local dos demais. A meteorologia prevê sol o dia inteiro e vento sul moderado durante todo o percurso.

Quem cruzar a linha de chegada, próxima ao Forte Santana, bem perto da Ponte Hercílio Luz, terá navegado cerca de 80 milhas (144 quilômetros) ao redor da Ilha. A expectativa é que os primeiros barcos cheguem perto das 20 horas e os demais, nas primeiras horas da madrugada de domingo, iluminados pelo brilho da lua cheia. “Se a previsão de vento sul em torno dos 17 nós (30 quilômetros por hora) se confirmar, poderemos ter um novo recorde, já que os barcos são mais rápidos hoje do que eram na época em que o antigo Catuana completou o percurso em 9 horas e 13 minutos, em 2003”, aposta Felipe Linhares, timoneiro do Zeus.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img