16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Documentário revela a Florianópolis dos sonhos para as crianças 

spot_img

Documentário revela a Florianópolis dos sonhos para as crianças 

spot_imgspot_img

Filme produzido durante a pandemia contou com depoimentos de cerca de 15 crianças de diferentes grupos sociais; estreia será em mostra de filmes com crianças que acontece nos dias 25 e 26 de maio

Já imaginou um parque em Florianópolis no qual as crianças pudessem brincar de achar “ossos de dinossauros” enterrados. Se não imaginou, elas imaginaram. Sonham como uma cidade com possibilidade do livre brincar na natureza, com mais aventura e parques com animais selvagens. Pensam e desejam também andar teleféricos e barcos para se deslocar, ter a possibilidade de ir a pé ou de bicicleta para a escola e participar no planejamento da cidade. Tudo isso aparece no documentário “Cidade das Crianças”, de Rita de Cácia Oenning da Silva e Kurt Shaw, que estreia na Monstra: mostra de cinema com crianças, que será realizada nos dias 25 e 26 de maio. A exibição do documentário será na quarta, dia 25, no canal de YouTube da Usina da Imaginação, com bate-papo com as crianças participantes após a sessão.  

No filme produzido entre outubro e novembro de 2020, ainda na pandemia, cerca de 15 crianças de diferentes grupos sociais da Capital catarinense falam da cidade que desejam para todas as crianças, em especial para as que estão na primeira infância – com idade entre 0 a 6 anos. 

“Fica evidente a importância de ouvir as crianças para pensar melhorias na cidade, assim como a necessidade de uma cidade acessível às crianças da primeira infância. Essa escuta tem como perspectiva também sensibilizar os gestores públicos para mudanças em Florianópolis”, afirma Rita, diretora do documentário.

A captação dos depoimentos se deu durante oficinas de arte e planejamento urbano do projeto Inspiração, da Usina da Imaginação, com participação da artista plástica Marion de Marino e da arquiteta Carolina Buss da Silva, apoio dos pais das crianças e coordenação dos diretores da Usina da Imaginação. Tudo foi feito online, respeitando o distanciamento social necessário naquele momento. 

Monstra: mostra de filmes com crianças e monstros

A Monstra: mostra de filmes com crianças e monstros, será realizada nos dias 25 e 26 de maio, a partir das 19h30, no canal de YouTube da Usina da Imaginação. Nos dois dias serão exibidos três filmes, duas ficções feitas por e com crianças de diversas partes do Brasil no período da pandemia – ou seja, à distância, e o documentário Cidade das Crianças.

Os curtas de ficção “Renata e os Monstros” e “O Mistério da Floresta”, exibidos no dia 1 da Monstra, foram produzidos por crianças de diferentes estados brasileiros à distância: Florianópolis (SC), São Paulo e Campinas (SP), Rio de Janeiro e Niterói (RJ), Itaparica (BA), Goiânia (GO), Natal (RN) e Juiz de Fora (MG). No total, cerca de 25 crianças com idade entre 7 e 14 anos estiveram envolvidas na iniciativa, com coordenação e produção audiovisual (roteiro, direção e edição) de Rita de Cácia Oenning da Silva e Kurt Shaw.

“Os temas que surgiram nos dois filmes são parecidos: a vontade de liberdade e de brincar/explorar a natureza; a relação com a cidade e meio ambiente; o excesso de tecnologia na vida das crianças e as fake news; a necessidade do diálogo para resolução dos conflitos entre pais e filhos; o gênero e suas expressões; o monstruoso — e como as pessoas podem ser bem mais monstruosos que os monstros”, conta Kurt Shaw.

Os curtas foram produzidos no projeto Inspiração pela Usina da Imaginação e pela Produtora Flor do Vento, que também são responsáveis pela realização da Monstra, com apoio da Templeton Foundation, do Comitê Crianças e Adolescentes do Fazendo Gênero/ IEG-UFSC e do Festival Ciranda Filmes.

Também será lançada uma série de mini-documentários com depoimentos de  crianças de Florianópolis (SC), São Paulo(SP) e Rio de Janeiro (RJ) sobre processo de criação dos filmes de ficção. 

Arte para inspirar e transformar

O projeto Inspiração já produziu e lançou EP, videoclipes, exposição de arte online e série de documentários, em 2021, e agora lança filmes de ficção, documentário e mini-documentários. O objetivo é estimular empatia e solidariedade de crianças e adolescentes de contextos sociais diferentes e mostrar como a imaginação cria pontes entre mundos.

É um dos projetos da Usina da Imaginação, uma Organização da Sociedade Civil – entidade privada sem fins lucrativos que presta serviços com finalidade social, sediada em Florianópolis (SC). Realiza pesquisa, formação, produção cultural e audiovisual e mobilização comunitária para processos de transformação social e valorização cultural, envolvendo especialmente crianças, adolescentes e jovens de diversos grupos. Um dos eixos fortes da Usina são campanhas e advocacy, buscando assim também participar da criação e aprimoramento de políticas públicas, sempre através da arte e da criatividade.

Flor do Vento Produtora é uma produtora cultural independente, sediada em Florianópolis (SC). 

Programação Monstra: mostra de filmes com crianças e monstros

25/5, às 19h30

Lançamento dos filmes de ficção “Renata e os Monstros” e “O Mistério da Floresta” 

Bate-papo com as crianças participantes após a sessão

No canal de YouTube da Usina da Imaginação

26/5, às 19h30

Lançamento do documentário “A Cidade das Crianças”

Bate-papo com as crianças participantes após a sessão

No canal de YouTube da Usina da Imaginação

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img