18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Documentário realizado pela Contraponto estreia no SESCTV nessa sexta-feira

spot_img

Documentário realizado pela Contraponto estreia no SESCTV nessa sexta-feira

spot_imgspot_img

A Educação e o Mosca Morta, produzido para a série Somos 1 Só, será exibido no canal SESCTV e na TV Cultura

Estreia nessa sexta-feira, 29 de abril, às 20h no SESCTV, o episódio realizado pela Contraponto para a série Somos 1 Só, que apresenta oito documentários sobre sustentabilidade e socioambientalismo. A Educação e o Mosca Morta, dirigido por Kátia Klock, aborda o tema educação ambiental. As filmagens aconteceram em Florianópolis, Palhoça, Garopaba e em São Paulo no final de 2010. Na TV Cultura, a exibição será no dia 14 e junho.

Os episódios da série mesclam a vida real com esquetes ficcionais. Na parte documental de A Educação e o Mosca Morta vários projetos ganham destaque: de Garopaba, são apresentados trabalhos coordenados pela Fundação Gaia, como o Escola Amiga do Meio Ambiente e a Mostra Professor José Lutzenberger. Na Comunidade Chico Mendes, em Florianópolis, mostra o projeto Revolução dos Baldinhos, do Cepagro (Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo/UFSC) em conjunto com os moradores e as escolas, promovendo educação e cidadania através da coleta seletiva de lixo orgânico e compostagem. O surfe também entra em pauta como forma de educar, através do projeto Procurando Caminho, que leva jovens de comunidades em situação de risco para a prática do esporte. A permacultura é abordada através da personagem Recicleide, criada pela atriz Karina Signori. Outra passagem importante acontece no Parque Estadual Serra do Tabuleiro, na escola e na Casa de Reza da Reserva Indígena Mbya-Guarani, no Morro dos Cavalos, em Palhoça.

A ficção traz personagens que representam diversos conflitos, com textos repletos de humor e viés crítico sobre a sociedade. O elenco é composto pelo ator e artista plástico japonês Ken Kaneko (Mestre Shei Xin), que vive em São Paulo, Diogo Vaz Franco (Mosca Morta), Renato Turnes (Rousseau), Chico Caprario (Robinson Crusoé), Sandro Maquel (Sexta-feira) e Margarida Baird (Sábia), atores que moram em Santa Catarina. O roteiro foi elaborado por José Roberto Torero, junto de Marcus Aurelius Pimenta.

O argumento e direção do Somos 1 Só é de Ana Dip, coordenação da Dip Produções. Os temas foram escolhidos a partir da Agenda 21, apresentada na Rio-92 (ou Eco-92) como uma tentativa de promover um novo padrão de desenvolvimento mundial. Os demais documentários são dirigidos por cineastas de outros estados e abordam temas como a Cultura (direção de Toni Venturi), Consumismo (de Lina Chamie), Espiritualidade (de Lírio Ferreira), Cidade (de Kiko Mollica), Produção (de Dainara Toffoli), Poder (de Gilberto Scarpa) e Trabalho (de Evaldo Mocarzel).

Sobre o projeto: www.somos1so.com.br


A Educação e o Mosca Morta
Teaser: http://www.vimeo.com/21854598

A Educação e o Mosca Morta from contraponto on Vimeo.

Sinopse:

Durante os Cinco Passos para se tornar uma Guerreiro Verde, o aprendiz Mosca Morta e o irresponsável Mestre Shei Xin trilham pelas diversas formas da educação. Da escolaridade a um processo de vida, este episódio aponta caminhos mais abrangentes para que possamos tornar a nossa sociedade mais responsável, sustentável e integradora, tendo como pano de fundo a educação ambiental.

Argumento:

A educação crítica e a importância da ecoalfabetização. O homem é aquilo que conhece ou o que lhe mandam ser? Como ativar a consciência humana? Educação, Ciência e Tecnologia na construção o saber e do desenvolvimento humano, mas também na geração de novos conflitos e no centro de um debate sobre ética, política e liberdade.

Ficha Técnica:

direção . Kátia Klock

produção executiva . Mauricio Venturi

direção de cena . Marco Martins

assistente de cena . Lícia Brancher

produção . Claudia Castilhos e Zuca Campagna

fotografia e câmera . Marx Vamerlatti

montagem . Cintia Domit Bittar e Lucas de Barros

assistente de montagem . Igor Delion

finalização . Lucas de Barros

animações . Paulo Calasans

trilhas sonoras . Ricardo Fujii

figurino e objetos . Ligia Baleeiro

maquiagem . Adriana Bernardes

assistente geral . Sergio Flores

comunicação . Sarah Goulart

ELENCO

Mestre Shei Xin . Ken Kaneko

Mosca Morta . Diogo Vaz Franco

Sábia . Margarida Baird

Rousseau . Renato Turnes

Robinson Crusoé . Chico Caprario

Sexta-Feira . Sandro Maquel

Narração . Margarida Baird

ENTREVISTADOS: Adão Antunes, Amauri Rodrigues, André do Nascimento, Diego Ribeiro, Flavia Pereira, Glenn Suba, Isis de Palma, Joana Mongelo, Josiane Oliveira, Karina Signori, Maicon Chaves, Márcio Mortari, Marcos José de Abreu, Maria Clara Vinotti, Maria Terezinha Abreu, Mônica Pontalti, Roger Souto, Rose Marie Inojosa, Sandra Antunes Severo, Vera Lucia Lorensi, Terezinha da Conceição, Rose Helena Rodrigues.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img