21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

ÉDIO PEIXOTO APRESENTA NOVA MOSTRA DE SOMBRINHAS DE ORIGAMI

spot_img

ÉDIO PEIXOTO APRESENTA NOVA MOSTRA DE SOMBRINHAS DE ORIGAMI

spot_imgspot_img

“Arte e Movimento” estará aberta à visitação em Florianópolis, de 28 de outubro a 2 de novembro

     O artista Édio Peixoto inaugura sua segunda exposição de sombrinhas de origami, intitulada “Arte e Movimento”, no dia 28 de outubro, às 20h, com coquetel restrito a convidados, no Salão York 1 do Majestic Palace Hotel, em Florianópolis. O público em geral poderá visitar a mostra a partir do dia seguinte até 2 de novembro, das 8h às 12h e das 14h às 19h.

     Entre 500 e 600 miniaturas do acessório, feitas com a milenar arte oriental de dobraduras de papel, preencherão o ambiente de diversas formas: avulsas, em quadros, vasos finos, porta-retratos, varal, caixas, cubas de acrílico, guirlanda e em árvores inteiras de Natal. Lúcia Prazeres e Magali Schneider, que apoiam o evento, assinam a produção.

     As sombrinhas são confeccionadas com papel de tamanhos A3 e A4, em cores lisas ou pintadas com tinta artística especial para este tipo de material, algumas abrilhantadas com purpurina, como também podem ser ilustradas por meio de fotomontagem, usando imagens aleatórias ou personalizadas. As hastes são feitas de palitos de madeira para churrasco.

Beneficente

     As reproduções têm cinco dimensões: PP (19cm altura x 6,5cm diâmetro), M (25cm altura x 14cm diâmetro), G (28cm altura x 18cm diâmetro), GG (30cm altura x 30cm diâmetro) e GGG (45cm altura x 48cm diâmetro). Podem ser usadas para ornamentar ambientes, festas, arranjos de flores, taças de drinques, bolos artísticos, penteados, como convites, etc.

     As peças estarão à venda por preços entre R$ 25 e R$ 600, exceto as árvores de Natal (1,80m, 2,10m e 2,40m), cujos valores são sob consulta. Elas foram cedidas por Sabrina Trisotto, proprietária da Zabelê Home Decor, e decoradas pelo cenógrafo Paulo Schwertner.

     Parte da renda será revertida ao Asilo Irmão Joaquim, instituição centenária que abriga cerca de 40 idosos na avenida Mauro Ramos, no Centro da Capital catarinense. Além de ser uma ideia original de decoração ou presente, colabora com a manutenção do lar dos velhinhos.

Édio Peixoto

     Servidor público aposentado da Secretaria de Estado da Fazenda, Édio Peixoto começou a confeccionar animais e objetos em origami de maneira autodidata, durante o isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus, em 2020. Fez esboços, desenhos e assistiu a vídeos na internet para aprender a dobrar o papel até saírem as primeiras formas.

     Depois de sapinho que pula, avião, anel, estrela de cinco pontas, flor, cisne, ele experimentou as sombrinhas. Gostou tanto que fez cerca de 250 modelos, em diferentes tamanhos e tipos de papel. Despretensiosamente, enfeitou as mesas de um café que costuma frequentar no Beiramar Shopping, o que acabou rendendo o convite da direção do centro comercial para a sua primeira exposição, no piso térreo, em outubro do ano passado, recebendo o sugestivo nome de “Proteção da Vida”.

     O origami surgiu no Oriente, estima-se, no ano de 105 d.C., junto com o advento do papel. Tinha cunho religioso e depois passou a ornamentar celebrações festivas, espalhando-se pelo mundo com adaptações às rígidas regras da pura dobradura. O artesanato de Édio está presente na Grande Florianópolis, Porto Alegre e Miami, nos Estados Unidos, onde ele exibirá seu trabalho na feira Art Basel, em dezembro próximo.

     Confira no Instagram: @sombrinhas_em_origami_byedi

     Informações e encomendas, pelo telefone/WhatsApp: (48) 99971-0009.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img