21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Edital de teatro da FCFFC e equipe da peça "Mi Muñequita" promovem ciclo de encontros

spot_img

Edital de teatro da FCFFC e equipe da peça "Mi Muñequita" promovem ciclo de encontros

spot_imgspot_img

Além de viabilizar a realização de peças teatrais, o 1º Edital de Montagens de Espetáculos Cênicos da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes também tem como objetivo promover eventos culturais para incitar o debate sobre a produção artística na cidade. Uma das cláusulas do edital diz respeito à obrigatoriedade da equipe cujo projeto foi selecionado em promover oficinas para integração entre artistas, público e especialistas.

Por isso, a equipe da peça “Mi Muñequita” – um dos projetos contemplados pelo edital e que vem sendo apresentado no Teatro da Ubro desde o dia 14 de novembro – está organizando atividades pedagógicas formando um ciclo de três encontros, que ocorrerão nas últimas apresentações dessa temporada, nos dias 21, 22 e 23. Os inscritos poderão acompanhar o processo de trabalho da equipe e a recepção da obra junto aos telespectadores, além de debater e ouvir a opinião de especialistas sobre a versão brasileira da peça. Os interessados em participar devem mandar um e-mail para mmunequita@gmail.com com o assunto “inscrição para o ciclo de encontros”. Serão disponibilizadas 10 vagas.

Sobre os encontros
Na sexta-feira, a primeira atividade será a de acompanhar a preparação para o espetáculo e a apresentação, tendo contato com o processo de trabalho interno do grupo e acompanhando a recepção da obra junto aos espectadores.
O segundo encontro, no sábado, será um debate sobre o espetáculo com a equipe de criação. Serão enfatizados o processo criativo, as referências, figurinos, maquiagem, cenários, trilha sonora e composição de personagens.
O terceiro e último encontro, no domingo, terá como foco a adaptação de textos hispânicos para o português e a versão brasileira de “Mi Muñequita”, tanto no que diz respeito à tradução quanto à encenação (diferenças de estilos e abordagens, criação de novas cenas, cortes, contribuições do elenco e da equipe de criação). Este encontro contará com a presença de especialistas da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina).

Serviço
O QUÊ: Ciclo de encontros sobre o processo criativo do espetáculo “Mi Muñequita”
QUANDO: Dias 21, 22 e 23
ONDE: Teatro da Ubro – Escadaria da Rua Pedro Soares, 15 – Fundos do Colégio Coração de Jesus
QUANTO: Gratuito (é necessário enviar inscrição prévia para o e-mail mmunequita@gmail.com – número de vagas limitados em 10 participantes)
REALIZAÇÃO: Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e grupo Ponte Cultural

Sobre a peça – “Mi Muñequita”
Baseada em texto do autor uruguaio Gabriel Calderón, “Mi Muñequita” segue com a temporada de peças viabilizadas pelo edital da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes para montagem de espetáculos cênicos. O espetáculo estreou no dia 14 de novembro, e se apresentará também nos dias 21, 22 e 23, sempre às 21h. “A Galinha Degolada”, próxima peça a entrar em cartaz, tem estréia prevista para o dia 28 de novembro.

Entre o drama e a comédia, o espetáculo Mi Muñequita conta a história de uma adolescente que usa sua boneca preferida, La Huerfanita, para enfrentar e se libertar da violência gerada pela própria família. A menina, que se chama La Nena, vive com seus parentes desajustados, La Madre, uma mulher frustrada, El Padre, um homem ausente e El Tio, um senhor rancoroso, em um perverso jogo de adultos que inclui traumas e vinganças.

O enredo apresenta situações grotescas e também muito engraçadas, onde seus personagens cantam e dançam seus risos, dores e amores, no ritmo de um humor quase negro. Com narrativa moderna, a peça conta ainda com El Presentador, o mestre de cerimônias que nos conduz no espetáculo.

A peça é repleta de memórias sensoriais latinas, como Almodóvar, as músicas românticas dos anos 70, do figurino desta década, do filme Cria Cuervos de Carlos Saura, entre outras referências da infância tanto do diretor como do elenco.

Mi Muñequita é uma obra teatral que faz rir e faz chorar, ou chorar de rir. Com seu excesso de sentimentos desesperados, tragédia e comédia se tornam estilos dramáticos inseparáveis e indistinguíveis. A família de Mi Muñequita está no palco para nos divertir com seu drama!

Serviço
O QUÊ: Apresentação do espetáculo “Mi Muñequita”
QUANDO: Dias 14, 15, 16 e 21, 22, 23/11, às 21h
QUANTO: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
ONDE: Teatro da Ubro – Escadaria da Rua Pedro Soares, 15 – Fundos do Colégio Coração de Jesus
REALIZAÇÃO: Ponte Cultural Escritório de Produção e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img