22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Livro sobre Zilda Arns será lançado nesta segunda-feira na Igreja do Saco dos Limões

spot_img

Livro sobre Zilda Arns será lançado nesta segunda-feira na Igreja do Saco dos Limões

spot_imgspot_img

A Editora Unisul lança nesta segunda-feira, 2, a obra “Zilda Arns – Uma Grande História de Amor”, no Salão Paroquial da Igreja do Saco dos Limões, em Florianópolis, a partir das 19h. A obra de autoria do professor Osvaldo Della Giustina e a entrada no evento é gratuita.

O lançamento da obra ocorre durante a reunião das Pastorais do Estado de Santa Catarina, em comemoração aos 30 anos de introdução desses movimentos na Arquidiocese de Florianópolis. O evento homenageia a Pastoral da Criança, movimento organizado e dirigido durante 20 anos por Zilda Arns, nascida no Município de Forquilhinha. “ Zilda foi uma das 200 mil vítimas do terremoto que atingiu a cidade de Porto Príncipe, capital do Haiti”, lembra Della Giustina.

Na ocasião Zilda Arns havia proferido palestra para mães e futuras coordenadoras da Pastoral da Criança. O Haiti seria o 20° país onde o Programa seria implantado. “Ao retirar-se do recinto da Igreja onde se realizara a palestra o prédio veio abaixo e Zilda Arns foi soterrada sob uma das vigas de sustentação do templo”, comenta o professor.
Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista, tinha 77 anos e por 25 anos dirigira a Pastoral da Criança. “Sempre atendendo as famílias mais pobres, sobretudo das periferias urbanas. Calcula-se que nesses anos mais de 10 milhões de crianças foram salvas da fome e da morte prematura, fruto da subnutrição e das péssimas condições de vida das periferias mais pobres. Isto graças à metodologia adotada, que difundiu o uso da multimistura e do soro caseiro”, explica Della Giustina.

De acordo com a pesquisa do professor Osvaldo, hoje no Brasil, a Pastoral da Criança atende cerca de 800 mil famílias. “Enquanto a mortalidade infantil ainda se situa no Brasil, em cerca de 20% a cada 1000 nascidos vivos, esse índice desumano tem baixado para 9% nas comunidades onde atua a Pastoral da Criança”, esclarece.
A obra é dividida em três partes cujos títulos evocam de longe os evangelhos de Jesus Cristo, em cuja obra e ensinamentos inspiraram a Pastoral, afirma Della Giustina. Dessa forma o livro mostra que com os ensinamentos evangélicos, Zilda Arns realizou uma grande obra de amor, em favor das crianças, dos mais pobres e dos mais humildes.

A primeira parte do livro narra fatos e momentos significantes de sua vida; a segunda parte descreve o que foi a Pastoral da Criança; a terceira parte transcreve quatro pronunciamentos de Zilda Arns em ocasiões distintas: ao receber o título de Doutor Honoris Causa pela Unisul, em entrevista na TV Unisul, juntamente com o professor Osvaldo Della Giustina, na ONU em favor da Proteção da Criança contra os Riscos Ambientais e no Haiti, suas última mensagem momentos antes do grande terremoto que a vitimou.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img