23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Embarcação patrulha ambiental será entregue na Capital

spot_img

Embarcação patrulha ambiental será entregue na Capital

spot_imgspot_img

No dia 17, no Iate Clube Veleiros da Ilha, na Capital, será entregue à Polícia Militar Ambiental, uma embarcação para operar na fiscalização costeira. A entrega acontece via Termo de Cooperação firmado entre o Ministério da Pesca e Aqüicultura e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Santa Catarina

Nesta sexta-feira (17), às 17h, no Iate Clube Veleiros da Ilha, na Capital Catarinense, a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina recebe a Lancha Patrulha SEAP 01, a primeira das cinco embarcações modelo IB 360 Patrulha, contratada à empresa Intech Boating, para reforçar o patrulhamento naval e a fiscalização das atividades pesqueiras em águas brasileiras. Está confirmada no evento, a presença do ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin.

A aquisição das lanchas objetiva a obtenção de meios materiais que viabilizem atender ao aumento da necessidade de patrulhamento naval e fiscalização, em virtude da implantação da atividade pesqueira brasileira e vem atender a uma solicitação dos representantes do setor pesqueiro no Conselho Nacional de Aqüicultura e Pesca – CONAPE. Além de intensificar a inspeção naval, prevendo melhorarias na parte de segurança marítima e de navegação, e a fiscalização ambiental nas atividades das embarcações pesqueiras fora das normativas em vigor.

Até setembro deste ano mais quatro unidades serão entregues ao Ministério da Pesca e Aqüicultura e repassadas através de convênios para instituições públicas – como o Comando da Marinha do Brasil, IBAMA e Polícias Militares Ambientais de alguns Estados. O estaleiro catarinense, Intech Boating, especializado na fabricação de barcos de serviço, preencheu todos os requisitos exigidos pelo edital público e é o responsável pela produção das unidades. A IB 360 Patrulha, de 36 pés, foi projetada após longo período de pesquisa, no qual foram observados requisitos de alto grau de qualificação técnica e de complexidade requeridos para uma embarcação de padrão militar.

“Desenvolvemos as embarcações pensando para o fim ao qual se destinam, agregando uma construção robusta ao excelente acabamento e conforto a bordo”, explica o diretor do estaleiro José Antônio Galizio Neto. A versão foi montada com os mais avançados materiais e aplicação de tecnologia de ponta como o processo de infusão a vácuo, que eleva a resistência e durabilidade do produto. É uma embarcação para operar com segurança e excelente desempenho em condições extremas de navegação.

IB 360 Patrulha – Destaques fortes do modelo é a estabilidade, robustez e ótimo custo benefício – a lancha tem longa vida útil e baixo custo de manutenção. O design do casco é diferenciado e proporciona navegação seca e macia. Equipada com motores Volvo Penta de 370 hps eletrônicos, a embarcação apresenta alto rendimento, potência e resistência. Além de radar, sonda, GPS, AIS, rádios VHF SSb e salvatagem. Em mar aberto, a IB 360 tem autonomia de até 350 milhas náuticas a uma velocidade de cruzeiro de 26 nós. A versão acomoda com bastante conforto até quatro passageiros para pernoite. E dispõe de quatro beliches, armários de proa espaçosos, banheiro com ducha, cozinha completa. O espaço interno foi pensado prevendo a circulação livre dos passageiros.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img