17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Emporium Jazz 2011: evento enogastrônimco inicia neste sábado

spot_img

Emporium Jazz 2011: evento enogastrônimco inicia neste sábado

spot_imgspot_img

A equipe do Emporium Bocaiúva comunica aos fãs do evento enogastronômico mais concorrido do outono/inverno de Florianópolis, que o Emporium Jazz 2011 começa neste fim de semana, no sábado, 07 de maio, das 12 horas às 18 horas.

Voltaremos a receber nossos ilustres convidados: chefs, cozinheiros e gourmets enólogos, sommeliers e enófilos, para comandar os festivos comes e bebes, regados a boa música e muita alegria.

Para inaugurar a temporada gastronômica do Emporium Jazz 2011 recebemos um parceiro de várias edições do evento, Renato Sehn, proprietário da Pousada Ilha do Papagaio, na Palhoça. O cozinheiro de paladar apurado, mais uma vez mostra suas habilidades no manuseio das panelas e preparo de receitas.

Nosso convidado avisa: “Como gosto muito de modificar levemente receitas tradicionais, farei um Carreteiro com carne seca (charque), considerado o Carreteiro Tradicional, levemente modificado na sua concepção original.” , e ainda acrescido de uma cebola assada com especiarias, vinho tinto e mel, gratinada ao Parmesão”.

Menu

Prato Principal:

Carreteiro do Renato

Acrescido de uma cebola assada com especiarias, vinho tinto e mel, gratinada ao Parmesão

Sobremesa:

Delicias do Papagaio com Mirtilo do Deputado Andrino:

Doce de Licor de Laranja e Cream Cheese, com Gelado de Creme regado com Calda de Mirtillo e Barrinha de Cereal com Mel

O que é?

Arroz carreteiro ou arroz-de-carreteiro: é um prato típico da culinária brasileira, originário do Rio Grande do Sul. Surgiu quando os carreteiros (mercadores ambulantes que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois) aproveitavam os restos do churrasco e os comiam juntamente com arroz. Elaborado à base de arroz e charque e tradicionalmente preparado em panela de ferro, é um dos principais pratos da culinária gaúcha. O prato foi incorporado à cozinha brasileira e hoje é comum saboreá-lo em todo o país. Nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil é também conhecido como Maria-isabel, e preparado com carne-de-sol.

Mirtilo: pequena fruta originária da América do Norte. O Mirtilo, também conhecido como blueberry (nome em inglês), ganhou destaque devido às suas muitas propriedades medicinais.

Sua aparência é semelhante ao araçá, porém com coloração azul e tamanho de um grão de uva. A fruta possui um sabor agridoce e pode ser empregada tanto em pratos doces como salgados ou ser consumida “in natura”. Suas folhas podem ser consumidas na forma de salada ou chá. O Mirtilo é uma das frutas frescas mais ricas em antioxidantes já estudadas. Tem um conteúdo particularmente elevado de polifenóis tanto na casca quanto na polpa, que conferem funções de proteção sobre as paredes das células.

Vinhos

Geraldo Schuster orienta a degustação de vinhos do sábado e apresenta os seguintes exemplares:

Pata Negra Gran Reserva – Bodegas los Llanos

Acompanhamento: Carnes de porco e de cordeiro. Também combina com a suavidade de certos tipos de caça e carnes cozidas.

Varanda do Conde – Provam

Acompanha: Peixes, mariscos e carnes brancas.

Nieto Senetiner Brut Nature

Acompanha: Terrines de peixes e mariscos, caviar, ostras, canapés, massas com frutos do mar e sobremesas geladas.

Som

Felipe Schneider, Thomas Pessoa, Pietro Perini e Pedrinho Collaço

No repertório: versões modernas e inusitadas de Chico Buarque, Frank Sinatra e Edith Piaf, jazz standarts, além de Beatles, Rolling Stones, Jack Johnson e muito mais.


Emporium Bocaiúva
Rua Bocaiúva, 1901- Centro- Florianópolis/SC.
Fone: (48) 3224-1670
Site:www.emporiumbocaiuva.com.br
e-mail: gerencia@emporiumbocaiuva.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img