24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Empresa alemã, com mais de 55 anos de atuação no Brasil, adota solução tecnológica catarinense para otimização de tempo e custo em obras de engenharia e construção

spot_img

Empresa alemã, com mais de 55 anos de atuação no Brasil, adota solução tecnológica catarinense para otimização de tempo e custo em obras de engenharia e construção

spot_imgspot_img

O Grupo HTB incorporou o Databook Interativo da startup catarinense Predialize, e divide a experiência de usar a solução no dia a dia

Com o uso rotineiro da tecnologia, em praticamente todas as áreas, a otimização de tempo e custos ficam em evidência. Está muito claro que o mercado, indiferente do segmento, quer ao longo dos seus processos fazer mais, em menos tempo, com menos custos, mantendo a qualidade. Para isso, as empresas estão cada vez mais recorrendo às soluções tecnológicas, como fez  o Grupo HTB, com expertise em engenharia e construção, que passou a contar com o Databook da startup catarinense Predialize

Quem administra diversos empreendimentos sabe dos desafios de manter organizado e atualizado todos os processos, desde o planejamento, execução, entrega, até o atendimento no pós-obra. Com o Databook, o Grupo HTB pôde trabalhar de forma acessível e didática com documentos, projetos e manuais na obra do Centro de Distribuição (CD) Pânia. De acordo com a Head de Inovação do Grupo HTB, Shirlei D’Amico, o Grupo está em constante busca por melhorias nos processos, e destaca que a solução da Predialize foi fundamental, principalmente na fidelização do cliente. “A organização e a didática do projeto e do pós-obra passa uma transparência para o cliente, aumenta a credibilidade e o fideliza. A experiência, tanto para a equipe como para o cliente, foi única”, comenta Shirlei. 

Experiência HTB com o uso do Databook

Quanto à otimização na prática, Shirlei garante que já é possível constatar no dia a dia a redução de tempo no processo de consulta do manual, reduzindo o trabalho da equipe e proporcionando ao cliente uma excelente experiência. “O impacto do uso dessa solução foi tão significativo, que já estamos em projeto para implementar o Databook para a obra do Centro de Distribuição BRP Cajamar. As pessoas buscam acessibilidade, principalmente na palma da mão, através dos dispositivos, além disso, querem os dados mais processados possíveis, para que o entendimento seja claro, didático e com rapidez, o que resume esse sucesso”, complementa. 

Segundo o CEO da Predialize, Jean Sacenti, a grande novidade dessa parceria foi a adaptação do Databook para outras tipologias de obras, como as de infraestrutura. “Nós já vínhamos mirando obras como centros de distribuição, aeroportos, hospitais, etc. E conseguimos fazer essa adaptação com sucesso. Toda equipe está muito feliz com o resultado”, comenta. 

Sobre o Databook

Databook, que nada mais é do que um Manual Interativo – é uma solução criada pela catarinense Predialize, que permite reunir em um só lugar e de forma digital todos os passos e documentos da obra, acessível tanto para a equipe como para o cliente. 

Segundo o CEO da Predialize, Jean Sacenti, para tornar uma construtora realmente digital, é necessário mais do que disponibilizar os manuais (Manual do Condomínio e Manual do Proprietário) em formato PDF ou arquivo online, é necessário atualização em tempo real, integração de dados, recursos visuais, leitura dinâmica e acessibilidade na busca por informações. “A elaboração de manuais é onerosa, tanto em recursos de tempo quanto financeiros, uma vez que os manuais costumam ser elaborados pelo engenheiro responsável pelo empreendimento. Além disso, os conteúdos oferecidos atualmente – pela maioria das construtoras – é aquele tradicional formato PDF ou até mesmo impresso. Esses modelos são ineficazes porque não engajam os usuários, parte por sua falta de interatividade, parte pela dificuldade que apresentam para encontrar informações de forma rápida”, explica Sacenti. 

O Co-founder e CTO da Predialize, Rodrigo Brabo, complementa dizendo que o mercado de pós-obra tem ainda a necessidade de educar os usuários. “Diferente do setor automobilístico em que a manutenção preventiva já está bem inserida na rotina das marcas e usuários, o mercado imobiliário ainda está em fase de maturação, nesse aspecto. É necessário educar os usuários para que entendam a importância das manutenções preventivas e cuidados com seus imóveis”, finaliza Brabo.

Sobre o Grupo HTB

Com mais de 55 anos de atuação no mercado brasileiro, o Grupo HTB, de origem alemã acumula vasta experiência nos mercados privados de edificações, industrial e infraestrutura. Formado por um grupo de empresas, que estrategicamente, complementam-se otimizando o leque de possibilidades e soluções completas, o Grupo oferece serviços de engenharia e construção, desde a concepção até a execução. No Brasil e América do Sul, já entregou mais de 600 obras. Possui escritórios em São Paulo, Porto Alegre e Salvador. 

Sobre a Predialize

A Predialize foi fundada em Florianópolis há dois anos e vem crescendo 22% ao mês. Hoje, a empresa atende 71 construtoras e 104 obras. A startup foi fundada por Jean Sacenti, engenheiro civil e Rodrigo Brabo, engenheiro de software.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img