25.9 C
fpolis
quinta-feira, maio 2, 2024
Cinesystem

Sul em Aquarela celebra o encontro dos ritmos latino-americanos com o improviso do jazz

spot_img

Sul em Aquarela celebra o encontro dos ritmos latino-americanos com o improviso do jazz

spot_imgspot_img

Música da alma, com raízes nos ritmos que vêm do pampa gaúcho, do Uruguai e da Argentina para encontrar os improvisos do jazz. Assim é Sul em Aquarela, álbum de estreia do Iva Giracca & Roger Corrêa Quarteto, com lançamento marcado para o dia 11 de março em todas as plataformas digitais. Todas as oito músicas instrumentais têm autoria e arranjos do acordeonista Roger Corrêa, que forma o grupo ao lado de Iva Giracca (violino), Arthur Boscato (violão 7 cordas) e de Alexandre Damaria (percussão). O primeiro de uma série de videoclipes começa a ser exibido na mesma data, no YouTube

Sul em Aquarela é inspirado na simplicidade das paisagens do campo, que fazem parte das lembranças e do imaginário de Roger Corrêa, natural de Guaíba (RS) e radicado há cinco anos em Florianópolis. Os ritmos tipicamente gaúchos, uruguaios e argentinos – como a milonga, a chacarera, a zamba e o chamamé – conversam com o mundo contemporâneo por meio da liberdade de improvisação jazzística. “São canções feitas com a alma e para emocionar as pessoas, mostrando um pouco do mundo de onde vim”, explica o compositor.

“O álbum flui como um rio que vimos tanto em nossa história no interior. E bebe na fonte da diversidade musical para criar sua beleza própria”, define Iva Giracca, gaúcha de Santa Maria, solista e spalla da Camerata Florianópolis, cidade onde vive há mais de 20 anos.

Criado durante o período de pandemia, a partir de 2020, Sul em Aquarela é a concretização de um sonho antigo de Roger Corrêa. “O isolamento em meio ao caos também foi um momento de reflexão, que proporcionou a concentração que gosto para compor, pensando caminhos, saindo do óbvio, improvisando e, principalmente, usando o sentimento que quero causar”, conta. Cada música é resultado de longas horas e dias de muito trabalho, até encontrar a essência da emoção. “O quarteto com violino, acordeon, violão 7 cordas e percussão foi a formação ideal, pois transita entre a força, a energia e o sentimento”.

“Este álbum foi um grande desafio e ao mesmo tempo um verdadeiro presente da vida. Trabalhamos com uma equipe fantástica na execução das músicas, gravação, criação da capa, fotografia, enfim, ficamos ainda muito mais próximos de um grupo de profissionais e amigos de grande qualidade. Tudo isso resultou nessa obra com canções delicadamente profundas e ricas sobre nosso universo. Espero que a felicidade com que preparamos o álbum seja a mesma de quem vai ouvi-lo”, desejou Iva Giracca.  “É um orgulho ter o Roger como companheiro de vida e de música. Conseguimos unir escolas diferentes para produzir esta sonoridade”. completou.

Iva Giracca tem uma formação acadêmica em música erudita, mas sua carreira é marcada pelo ecletismo, transitando com desenvoltura por diversos estilos de música. Iniciou seus estudos aos 4 anos de idade, em Santa Maria (RS), sua cidade natal, onde também formou-se bacharel em violino, pela UFSM. Violinista e violista com mais de 30 anos de experiência profissional, é solista e spalla da Camerata Florianópolis, professora, compositora e integra ainda quartetos, bandas de rock, grupos folclóricos e rodas de música brasileira. Participou de masterclasses no Brasil e no exterior com nomes como Jorge Rizzi (Uruguai-México-Itália), Levon Ambatsumian (Rússia–EUA) e Richard Yung (EUA). Com a Camerata, esteve em turnê pela Europa em 2005 – Espanha, França e Alemanha – e, em 2006, pelo Brasil, quando recebeu elogios por sua apresentação na sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. Ainda com a Camerata tocou com artistas de renome nacional e internacional, como Zé Ricardo, Paulinho Moska, Zeca  Baleiro e Lenine. Já gravou diversos CDs e DVDs. Em 2017, ganhou o prêmio de personalidade musical da Academia Catarinense de Letras e Artes – ACLA.

Roger Corrêa tem como principal elemento a música regional gaúcha, mas sua formação se expandiu com influência dos ritmos latino-americanos, com todas suas especificidades e “sotaques”. Reconhecido por ser um desbravador da música brasileira, o acordeonista e compositor é natural de Guaíba (RS), onde iniciou seu contato com a gaita ponto (acordeon diatônico) aos 6 anos de idade, por  influência da família de músicos. Aos 13 anos ingressou no projeto Fábrica de Gaiteiros, idealizado pelo renomado acordeonista Renato Borghetti, com quem realizou diversas apresentações pelo país, como no Festival de Cinema de Gramado e na Embaixada do Chile em Brasília. Com sua forma virtuosa e expressiva  de executar os mais variados estilos musicais do mundo, aos 22 anos de idade já levava seu trabalho autoral a diversos países, como Espanha, Marrocos, Chile, Uruguai, Argentina e Portugal.

Sul em Aquarela

Iva Giracca & Roger Corrêa Quarteto

Músicas:

1. Sul Interior

2. Pampiana

3. Outono

4. Florir de Alma

5. Un Acordeon y Tu

6. A Don Greco

7. Ivita

8. Sonho em Havana

Lançamento: 11/03 nas plataformas digitais e videoclipe no YouTube.

Ficha técnica

Músicos: Iva Giracca (violino) Roger Corrêa (acordeom) Arthur Boscato (violão 7 cordas) Alexandre Damaria (percussão) 

Gravado no estúdio The Magic Place por Renato Pimentel.

Capa: Juliano Lopes. 

Crédito da foto: Tóia Oliveira

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img