20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Encerramento da temporada 2020 do Sexta Jazz AF com homenagem ao lendário Wes Montgomery

spot_img

Encerramento da temporada 2020 do Sexta Jazz AF com homenagem ao lendário Wes Montgomery

spot_imgspot_img

 

Guitarrista de Itajaí Ozeias Rodrigues se junta a Tiê Pereira (baixo) e Mauro Borghezan (bateria) para último concerto em live streaming do ano promovido pela Aliança Francesa Florianópolis. Gratuito

Depois de quatro transmissões épicas que reuniram alguns dos grandes nomes da cena jazz e instrumental de Santa Catarina, o Sexta Jazz AF encerra a temporada 2020 no dia 11 de dezembro. O guitarrista de Itajaí Ozeias Rodrigues é convidado especial e se junta a Tiê Pereira (baixo) e Mauro Borghezan (bateria) para uma homenagem a uma lenda do estilo, o guitarrista Wes Montgomery (1923-1968). O concerto Especial Wes Montgomery | Full House será na sexta (11), com transmissão ao vivo a partir das 20h no canal da Aliança Francesa Florianópolis no YouTube.

Autor de diversos temas que se tornaram clássicos dentro do estilo, Montgomery era conhecido por usar o polegar para puxar as cordas do instrumento, e não uma palheta, como é comum. Diz-se que esse estilo se deveu ao fato de que o músico praticava a guitarra em casa e, para não acordar os filhos pequenos, acostumou-se a usar o dedo. Com isso, Montgomery construiu uma sonoridade autêntica e nada ortodoxa. Ele morreu jovem, aos 45 anos, no auge da carreira.

— Assim como Oscar Peterson, também homenageado no projeto, Montgomery foi um grande influenciador/virtuose do instrumento que ditou os rumos da guitarra dentro do jazz — diz o músico Tiê Pereira, um dos curadores do Sexta Jazz AF.

Para esta última edição da série de concertos on-line do Sexta Jazz AF, o trio fará uma homenagem ao álbum Full House, lançado em 1962. O repertório inclui algumas baladas, bop e jazz latino. O álbum foi considerado por críticos como um “vislumbre do que estaria por vir e seria perdido muito em breve.”

Temporada especial em 2020 disponível no YouTube

Em 2020, em razão da pandemia, a Aliança Francesa de Florianópolis promoveu uma temporada especial com cinco apresentações em live streaming do Sexta Jazz, além de edição única do projeto Concertos Didáticos, com o Quinteto de Cordas Catarinense. Todos os espetáculos podem ser assistidos no canal da Aliança Francesa de Florianópolis no YouTube.

O Sexta Jazz 2020 é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio da ENGIE. Produção da Marte Inovação Cultural. Realização da Aliança Francesa Florianópolis, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Agende-se

Live Sexta Jazz AF 2020 | Especial Wes Montgomery – Full House
Quando: sexta, 11/12, às 20h
Onde: Canal da Aliança Francesa de Florianópolis no YouTube
Quanto: gratuito
Evento online
Informações: www.affloripa.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img