19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Encontro Nacional de Economia Política começa nesta terça-feira na UFSC

spot_img

Encontro Nacional de Economia Política começa nesta terça-feira na UFSC

spot_imgspot_img

Começa nesta terça-feira, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o XIX Encontro Nacional de Economia Política, o ENEP. O evento é organizado pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos e os minicursos e painéis de debate serão abertos ao público e com inscrição gratuita, que pode ser feita pela página da SEP ou no local. O evento vai até o dia 6 de junho.

A atividade, que é promovida todos os anos pela Sociedade Brasileira de Economia Política, será realizada em Florianópolis como um desdobramento das articulações feitas durante o Encontro Mundial de Economia Política, promovido pela WAPE, e realizado em 2013 na UFSC, também sob a coordenação do IELA. Na ocasião, o tema em debate foi a desigualdade no capitalismo mundial, e houve uma participação maciça de economistas e pesquisadores chineses, além de profissionais da Europa, América Latina, Estados Unidos e Canadá . Já o tema geral do Encontro Nacional será o neodesenvolvimentismo, assunto que vem provocando profundos debates não só no Brasil, que assumiu essa nova onda, mas também na América Latina.

A proposta do evento – que reunirá economistas, professores e estudantes de todo o país – é discutir criticamente os rumos atuais do desenvolvimento brasileiro e mundial frente ao cenário de crise do capitalismo, que afeta de forma intensa os países da periferia do sistema. Ao mesmo tempo, o encontro pretende apontar alternativas a este contexto econômico e político atual, e proporcionar, por meio dos grupos de trabalho, a oportunidade de apresentação e discussão democrática da produção científica da área da Economia Crítica. A SEP entende que este assunto é central nesse momento de crise internacional, especialmente quando as alternativas de política econômica têm sido tão polêmicas. Assim, o ENEP, ao desvelar as discussões acadêmicas da Economia Política, possibilita à Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) constituir um posicionamento claro sobre a conjuntura política e econômica de um determinado período histórico.

A coordenação nacional está a cargo dos professores Niemeyer Almeida Filho (IE/UFU, presidente da SEP), João Ildebrando Bochi (PUC-SP, vice-presidente da SEP), e Lauro Mattei (UFSC, diretor da SEP).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img