26.6 C
fpolis
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Ergonomia Ocupacional: PGR – Programa de Gestão de Riscos em Ergonomia

spot_img

Ergonomia Ocupacional: PGR – Programa de Gestão de Riscos em Ergonomia

spot_imgspot_img

A proposta das novas NR-01 e NR-17, é: ter um programa de gestão unificado para todos os riscos ocupacionais, incluindo a ergonomia. O objetivo dessas atualizações é unificar um programa de gestão nas empresas, com todos os riscos se conversando e para a empresa poder direcionar quais riscos ela vai avaliar e fazer a gestão de todos juntos para dar prioridade, selecionando os riscos mais críticos da empresa naquele momento, a fim de melhorar as situações de trabalho.
Em relação à Ergonomia, a norma traz como forma obrigatória a AEP – Avaliação Ergonômica Preliminar, em uma tentativa de diminuir os custos, diminuir o tempo de execução de um plano de ação de ergonomia, facilitar, trazer agilidade para identificação de perigos e riscos em ergonomia e propor soluções adequadas.

O Item 1.5.3.1.3 da NR 1 (Ibid, p. 4) aborda: “o PGR deve contemplar ou estar integrado com planos, programas e outros documentos previstos na legislação de Segurança e Saúde do Trabalho (SST)”. Dessa forma, o PGR deve estar contemplado com os programas da SST de modo geral: com o PCMSO, com a Análise Ergonômica do Trabalho, com a Avaliação Ergonômica Preliminar, com o laudo de insalubridade e demais documentos. Todos esses documentos e análises vão integrar o PGR.
 
PGR veio como forma de fazer com que as empresas cumpram com o mínimo exigido legalmente e assim facilitar a fiscalização, que não será apenas física, no local da empresa, e sim de forma virtual, aumentando exponencialmente essas fiscalizações.


O local onde será unificado já está descrito na norma, e as empresas que não possuem os programas da SST ainda feitos, precisarão fazer. É mais uma forma de fazer com que as empresas de fato cumpram, com o mínimo exigido legalmente.

GRO/ PGR (Inventário de Riscos e Perigos Ergonômicos e Plano de Ação)

Dentro do GRO/PGR além de todas as outras áreas de Saúde e Segurança do Trabalho também deverá ser contemplado a Ergonomia, onde resumidamente serão necessárias executar as seguintes etapas do Inventário dos riscos ocupacionais:

  • Descrição dos perigos ergonômicos com a identificação das fontes.
  • Avaliação dos riscos ergonômicos.
  • Classificação dos riscos ergonômicos para elaborar o plano de ação.
  • Critérios para avaliação dos riscos e tomada de decisões.
  • Acompanhar o controle dos riscos ocupacionais.Parte superior do formulário


A ERGONOMIKA, junto à suas fisioterapeutas ergonomistas, pode ajudar às empresas a cumprirem com o PGR de ergonomia! Entre em contato e solicite um orçamento.

Sobre a Ergonomika

Somos uma empresa especializada em Ergonomia Ocupacional, e ajudaremos a sua empresa cumprir com as normas regulamentadoras Nacionais e Internacionais. Nossas profissionais são fisioterapeutas capacitadas em Ergonomia contribuindo com a solução de problemas e propostas de melhorias. A ergonomia no ambiente de trabalho impacta diretamente no bem estar, na qualidade de vida, na saúde e na segurança do trabalhador. As condições adequadas do Posto de Trabalho contribuem não apenas para reduzir riscos ergonômicos, mas também para evitar acidentes de trabalho e melhorar a saúde física e mental dos colaboradores.

Nosso foco é a produtividade da sua empresa com qualidade de vida dos seus colaboradores.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais