21.2 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Erro Grupo invade a Grande Florianópolis com os carros de som de Autodrama

spot_img

Erro Grupo invade a Grande Florianópolis com os carros de som de Autodrama

spot_imgspot_img

Em abril, o coletivo ERRO Grupo leva às ruas da região metropolitana da capital a intervenção AUTODRAMA, baseada na ação de quatro carros sonoros propagando sons pelas ruas da cidade.

A invasão começa no dia 12/04 às 11h30, na Praça 07 de Setembro em Palhoça, e às 16h, na Praça Gov. Ivo Silveira Santo Amaro da Imperatriz; no dia 16/04 às 12h na Praça Nereu Ramos em Biguaçu, e às 16h na Praça 06 de Novembro em Gov. Celso Ramos; no dia 19/04 às 14h na Praça Anchieta em Antonio Carlos, e às 16h na Praça Leopoldo Francisco Kretzer em São Pedro de Alcântara; e no dia 26/04 às 12h na Av. Paulo Fontes, no Largo da Alfândega em Florianópolis.

Basicamente, AUTODRAMA é uma interferência urbana que se vale de quatro carros de som que propagam textos dramáticos de um pra outro, enquanto se movimentam por um local específico da cidade. A dramaturgia da peça foi realizada a partir de releituras e cruzamentos de quatro peças teatrais, Macbeth de Shakespeare, Mateus e Mateusa de Qorpo Santo, Ascensão e queda da cidade de Mahagonny de Brecht, e Fuenteovejuna de Lope de Veja, entrelaçados a textos de leis burocráticas, filosóficos e de auto-ajuda.

As ações se desenvolvem em uma rótula, largo ou praça da cidade. O cenário e adereços de cena são integrados aos automóveis que, em trânsito, são meios de atuação e de propagação sonora: as ruas viram palco e os carros viram atores.

Ao propagar gravações de diálogos dramáticos realizados por atores, através das trilhas sonoras e da movimentação desses carros em avenidas e ruas da cidade, a peça desloca um mecanismo de marketing e propaganda comum (o carro de som) e cria caminhos e espaços dramáticos de conflito. As relações entre os carros e os transeuntes, o teatro e a cidade, são postas à prova. Apropriando-se das possibilidades oferecidas pela performance-art, e subvertendo estratégias contemporâneas de comunicação, a ERRO Grupo quer fomentar um questionamento político, social, ambiental e cultural do espaço urbano.

Explorar as ruas da cidade e um meio tecnológico próprio das estratégias marketeiras para a difusão de uma obra artística é uma maneira de subversão que o coletivo se valeu para aproximar vida e arte. Para a ERRO Grupo, se apropriar de formas inseridas no cotidiano das pessoas re-significa tanto o lugar sacramentado da arte quanto sua interferência nos fluxos urbanos.

O diretor teatral Pedro Bennaton (professor do Depto. de Artes Cênicas da UDESC), que concebeu AUTODRAMA junto à atriz e dramaturga Luana Raiter (graduada em Artes Cênicas pela UDESC), afirma: “É desafiador para o ator contemporâneo o uso de extensões midiáticas e a subversão dos meios de comunicação para inserir-se e agir diretamente no cotidiano, pois, a presença física, durante tal apropriação, diferentemente da usual presença de um ato estritamente teatral, constrói outras possibilidades simbólicas e experimentais”.

Com AUTODRAMA, o Erro Grupo foi contemplado pelo Prêmio FUNARTE Artes Cênicas na Rua – 2009, e a intervenção já foi levada a diferentes cidades do Sul e Sudeste, como Porto Alegre, Canoas/RS (onde participou do Fórum Social Mundial 10 anos em janeiro), Curitiba, São José dos Pinhais, São Paulo e Taboão da Serra/SP.

ERRO Grupo

O ERRO nasceu no ano de 2001 em Florianópolis SC – Brasil, a partir do objetivo de seus integrantes de experimentar a arte como intervenção no cotidiano das pessoas e sua interdisciplinaridade de conceitos e áreas de linguagem. O grupo, através da construção de situações, pesquisa a união das linguagens artísticas, o performer, a invasão do espaço público e a diluição da arte no cotidiano. Nessa prática situacional, o ERRO interfere nos fluxos cotidianos, na paisagem urbana e nos meios de comunicação, procurando outros modos de viver e de inserção na cidade.

Ao longo de sua pesquisa o ERRO Grupo foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, em 2006 e 2007, para a montagem dos espetáculos Desvio (2006), Enfim Um Líder (2007) e Escaparate (2008), pelo Prêmio Interferências Urbanas 2008, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com a obra Segredo: A Arte de Manobrar 2008 e pelo Prêmio Franklin Cascaes de Cultura 2008. Além disso, destaca-se a participação do ERRO Grupo no projeto Palco Giratório 2004 do SESC Nacional, no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (em 2005 e 2007), no Riocenacontemporanea 2007, no projeto EmCena Catarina 2003 do SESC-SC, na programação da galeria La Peña em Austin, Texas, no 6º Encuentro Corpolíticas en las Américas em Buenos Aires, em 2007 e no 7º Encuentro Ciudadanias en Escena em Bogotá, em 2009, ambos encontros organizados pelo Hemispheric Institute of Politics and Performance (New York University).

FICHA TÉCNICA

Concepção: Luana Raiter
Dramaturgia: Luana Raiter e Pedro Bennaton
Atores, vozes e motoristas: Ana Paula Cardozo, Luana Raiter, Michel Marques, Pedro Bennaton, Rodrigo Sember e carro de mensagem ao vivo
Pesquisa Sonora (eletro-mecânica): Michel Marques, Pedro Bennaton e Rodrigo Sember
Sonoplastia: Luana Raiter e Pedro Bennaton
Design Gráfico: Luana Raiter
Fotos: Júlia Amaral
Assessoria de imprensa: Ana Letícia da Rosa
Web-design: Henrique Palazzo
Produção executiva: Ana Paula Cardozo e Luana Raiter
Produção: ERRO Grupo e Meio-fio Cultural

Serviço

DIA 12/04
Palhoça – Praça 07 de Setembro às 11:30
Santo Amaro da Imperatriz – Praça Gov. Ivo Silveira às 16:00

DIA 16/04
Biguaçu – Praça Nereu Ramos às 12:00
Gov. Celso Ramos – Praça 06 de Nov. às 16:00

DIA 19/04
Antonio Carlos – Praça Anchieta às 14:00
São Pedro de Alcântara – Praça Leopoldo Francisco Kretzer às 16:00

DIA 26/04
Florianópolis – Av. Paulo Fontes, no Largo da Alfândega – às 12:00

Contato:

Assessoria de Imprensa
ERRO Grupo – AUTODRAMA
Telefone/Fax para contato: (48) 3228-6372 / 8834-1217 / 8452-6632 / 9912-0939
Sobre o ERRO Grupo: www.errogrupo.com.br / erro@errogrupo.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img