Último dia Feira Internacional de Artesanato em Florianópolis

EventosÚltimo dia Feira Internacional de Artesanato em Florianópolis

Joaquina ganha passarela de madeira sobre as dunas, com rampa a partir do estacionamento

Estrutura de 185 metros foi concluída em 13 de outubro, custou cerca de R$ 695 mil e fica pronta mais de dois meses antes do verão.

Avenida da Saudade, no Itacorubi: pedestres e ciclistas passam a usar desvio pelo aterro a partir desta sexta

Nova fase da obra começa na tarde de 16 de outubro e deve durar cerca de 15 dias; a ideia é terminar o trecho antes da temporada de verão.

Ciclo do Divino 2026 fecha neste domingo no Rio Vermelho, com 15 comunidades

Encerramento na Igreja de São João Batista reúne as comunidades festeiras da Capital; a procissão sai às 15h e o rito de fechamento está previsto para as 16h30.

Carnaval 2027 em Florianópolis: Luísa Sonza, Kevin O Chris e Dazaranha estão entre as atrações

Prefeitura e Hit Makers anunciam com quatro meses de antecedência a programação do Carnaval de Rua, de 6 a 9 de fevereiro, em nove arenas pela cidade.

Compartilhe

Florianópolis sediará, de 2 a 11 de abril, no CentroSul, a terceira edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração Artesanal. O evento contará com mais de 300 expositores em 200 estandes com as mais diversas novidades em objetos de decoração, acessórios e confecções do mundo todo com preço de custo, sem atravessadores. Representando 24 países e 14 estados brasileiros, a feira terá apresentações artísticas e culturais, cursos e oficinas de artesanato gratuitas.

Com um público estimado em 80 mil pessoas, a Feira este ano terá como diferencial um estande do governo do Marrocos em formato de castelo com 270 metros quadrados e atendentes tipicamente vestidos. O castelo medieval será cercado por uma muralha, que revela ao mesmo tempo as várias regiões do reino de Marrocos, país localizado ao Norte da África, mas muito próximo da Europa.

No local o visitante encontrará música, danças folclóricas, desfile de moda, roupas, cerâmica com metais, luminárias em bronze, cobre e ferro forjado.
Diariamente, as 200 primeiras pessoas que chegarem ao castelo poderão apreciar doces e chá marroquino.

Um representante da embaixada, o diretor da Associação Artesanato do Marrocos – Maison de L’Arti (Casa do Artesanato) e uma equipe de televisão do Marrocos também estarão presentes ao evento. Esta é a primeira vez que o governo marroquino faz uma ação de divulgação de sua cultura na América do Sul.

O evento ainda terá outras atrações como cartunistas que farão desenhos em papel ou camiseta. Outra curiosidade é a presença de índios de Porto Seguro (BA) em suas próprias ocas, que desfilam pela Feira cantando e dançando, apresentando seus rituais. Artesãos também estarão à disposição para fazerem tatuagens de henna e caligrafia.

Em outro stand o público ainda encontrará mel, velas perfumadas, chás a granel, sabonetes, sucos, açúcar mascavo e ainda um delicioso chá gelado de gengibre com erva cidreira, de uma comunidade alternativa.
Importante destacar também que o evento respeita o meio ambiente, já que todo o lixo será reciclado (como as garrafas pets, papel, lata) e ainda serão oferecidas oficinas gratuitas de uma hora (12 pessoas por vez), trabalhando com escama de peixe, concha, découpage, craquelado, falso mosaico, pintura em gesso, cerâmica e tecido, que podem ser transformados em brinquedos, móbiles e utensílios de decoração. A professora Denyse Vianne, de Vitória (ES), que trabalha com reciclagem há mais de dez anos, será a responsável pelas oficinas.

Neste ano a primeira edição da Feira foi realizada em Curitiba (PR), a segunda em Campinas (SP), a terceira será em Florianópolis. Depois ela segue para Vitória (ES), Campo Grande (MS), Uberaba (MG) e Fortaleza (CE).

Serviço

O quê: Feincartes -Feira Internacional de Artesanato e Decoração
Quando: 2 a 11 de abril, 15h às 22h (todos os dias)
Onde: CentroSul
Ingresso – R$ 5,00
Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais não pagam
Pessoas a partir de 60 anos pagam meia entrada

www.feincartes.com.br

Foto: Divulgação