18.7 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Escola Dinâmica assina convênio com a Texas Tech University nesta sexta no Centro Sul

spot_img

Escola Dinâmica assina convênio com a Texas Tech University nesta sexta no Centro Sul

spot_imgspot_img

A partir de 2010, os alunos cursarão o Ensino Médio do Brasil e dos Estados Unidos simultaneamente, com diploma emitido pela Universidade do Texas.

Os estudantes da Escola Dinâmica poderão obter o diploma norte-americano de High School (equivalente ao Ensino Médio) sem necessidade de fazer intercâmbio.

A Escola Dinâmica será a primeira escola de Florianópolis a oferecer esta possibilidade aos seus alunos. Selecionada pelo grupo que representa a Texas Tech University no Brasil – a escola capixaba Leonardo da Vinci – para desenvolver o projeto no Estado de Santa Catarina, a Dinâmica será uma dentre apenas duas escolas habilitadas em todo estado de Santa Catarina para a implantação do programa.

Os alunos terão acrescentadas a sua grade curricular disciplinas de escolas americanas que não são ensinadas no Brasil durante o Ensino Médio, como Política, Economia, História Americana, Literatura Inglesa e Oratória.

Durante um turno, os alunos estudarão as disciplinas convencionais, com as aulas dadas em português; no contra-turno, terão aulas do currículo da High School, que serão ministradas em inglês e por professores estrangeiros.

Para implantar a High School, o primeiro passo foi firmar Convênio com a Texas Tech University – a ser assinado no dia 16 de outubro no Centrosul, em Florianópolis – universidade autorizada a ministrar cursos à distância e que envia periodicamente funcionários ao Brasil para monitorar a qualidade das aulas.

O Programa proporciona aos estudantes não apenas fluência na língua inglesa, mas uma total imersão na cultura americana, uma vez que os alunos são assistidos por professores nativos que discutem, além da gramática, aspectos do cotidiano.

A grande vantagem do Programa é que não há sobreposição, mas sim o aumento de disciplinas, em período integral, o que permite a certificação dos alunos por ambos os países, ou seja: o estudante termina o Ensino Médio com dois diplomas, o brasileiro e o americano.

As aulas do currículo americano serão oferecidas pela Escola Dinâmica de forma opcional. Os valores ainda não foram definidos, mas com certeza serão mais baratos que um intercâmbio e um bom curso de inglês.

Além da vantagem de caráter financeiro, os alunos que cursarem a High School nesta modalidade adquirem um inglês formal, não o coloquial, em geral oferecido pelas escolas de idiomas. Essa habilidade facilita sua admissão numa universidade estrangeira, além de contar muitos pontos no mercado de trabalho, em especial nas empresas multinacionais.

Uma vez que o currículo brasileiro é ministrado integralmente, os alunos estarão também preparados para o vestibular no Brasil, ao contrário de quem cursa o Ensino Médio nos Estados Unidos e retorna para fazer a universidade no Brasil.

A diretora da Escola Dinâmica Ângela Diener, juntamente com o Coordenador Pedagógico Jorge Alexandre Nogared Cardoso e a Professora Evelyn da Rocha, visitaram o Centro Educacional Leonardo da Vinci, em Vitória (ES), que é o representante oficial da Texas Tech University no Brasil, para entenderem na prática o funcionamento da High School e, assim, efetuarem as adequações necessárias para implantar o programa na Escola Dinâmica.

O Convênio para a implantação da High School será firmado entre a Escola Dinâmica e a Texas Tech University no inicio de 2010 e promete ser um grande benefício para os estudantes formados no Programa. Quem se formar através da High School terá suas oportunidades duplicadas, uma vez que os alunos egressos do Programa estarão aptos a cursar tanto universidades brasileiras quanto internacionais. Além disso, muitas universidades nacionais pontuam títulos extras para quem for diplomado por uma High School.

Essa diplomação é diferente dos modelos oferecidos pelas Escolas Internacionais e pelas Escolas Bilíngues existentes no Brasil. Nas escolas internacionais, as disciplinas brasileiras são opcionais, não as estrangeiras; nas escolas bilíngües, o segundo idioma é utilizado sem que se siga um currículo estrangeiro.

Pelo alto controle de qualidade imposto por todas as instituições envolvidas, o número de vagas para o programa é limitado, o que torna os alunos participantes realmente diferenciados e consegue atendê-los com maior exclusividade.

“É um grande progresso para o ensino na cidade de Florianópolis, que abriga muitos imigrantes e uma população que preza por cultura e ensino de alta qualidade”, declara Angela Diener, diretora da Dinâmica.

Uma vez que o número de vagas do programa High School é limitado, o processo de seleção dos alunos será desenvolvido pela Dinâmica através de seleção de Inglês, a ser aplicada em 23 de outubro. Os que não forem aprovados nesta fase poderão ainda participar do Programa de Nivelamento na própria escola e realizar uma segunda prova em fevereiro de 2010. O ingresso no Programa se dará em função da média alcançada por cada aluno nestas provas. Poderão participar da Prova de Seleção tanto alunos da Escola Dinâmica quanto de outras escolas.

A reserva de vagas para os alunos interessados em participar do Programa pode ser feita desde já. Existem duas opções para o ingresso de estudantes: aqueles que cursarão o 9º ano do Ensino Fundamental em 2010 farão a High School em 3 anos, com um aumento de horas/aula de 4 horas semanais no primeiro ano, e de 6 horas semanais nas 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Os alunos que ingressarem no Programa na 1ª série do Ensino Médio terão um aumento de carga horária de 8 horas semanais a cada ano cursado, e obterão o diploma americano um ano antes do diploma brasileiro.

Serviço:

O quê? Implantação da High School em Florianópolis

Quando? A partir de 2010

Onde? Escola Dinâmica

Informações? Escola Dinâmica Ambiental – Rua Cristóvão Machado de Campos, 1001 – Vargem Grande – Florianópolis – SC – (48) 3269 5380 – ambiental@escoladinamica.com.br

www.escoladinamica.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img