23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Escritor Alckmar Luiz dos Santos participa do Círculo de Leitura da UFSC nesta quinta-feira

spot_img

Escritor Alckmar Luiz dos Santos participa do Círculo de Leitura da UFSC nesta quinta-feira

spot_imgspot_img

O professor, pesquisador e escritor Alckmar Luiz dos Santos é o convidado da primeira edição de 2013 do Círculo de Leitura de Florianópolis, marcada para quinta-feira, 28, a partir das 18h, no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento, aberto à comunidade, será transmitido ao vivo pelo Laboratório de Ensino a Distância (LED/EGC/UFSC) da UFSC no endereço tvled.egc.ufsc.br/aovivo.

Alckmar Luiz dos Santos é professor de literatura brasileira na UFSC, onde coordena o Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (Nupill), que tem cerca de 70 mil obras e 16 mil autores catalogados e conta com mais de 500 títulos digitalizados. Foi pesquisador convidado na Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle (2000-2001) e na Universidad Complutense de Madrid (2009-2010).

Também poeta, ensaísta e romancista, publicou “Leituras de nós: ciberespaço e literatura”, “Dos desconcertos da vida filosoficamente considerada” (ensaio e poemas, que ganharam os prêmios Transmídia e Itaú Cultural, respectivamente) e “Rios imprestáveis” (poemas, Prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira da revista Cult). Ele lançou ainda “Circenses” (com ilustrações de Haro), “Retrato e percurso”, “Meu tipo inesquecível” e o romance “São Lourenço”.

Seu livro mais recente, e de maior repercussão, é o romance “Ao que minha vida veio”, que ganhou o Concurso de Romance Salim Miguel, promovido pela Editora da UFSC. A história começa nos anos 30 do século passado e se desdobra nas quatro décadas seguintes, mesclando o resultado de observações pessoais no interior de São Paulo, onde o autor nasceu, com personagens históricos e fictícios ora ambientados na região de origem, ora ligados a episódios peculiares da vida brasileira, como o bombardeio de Silveiras, cidade natal de Alckmar, por forças federais na revolução de 1932.

O projeto

Criado pelo poeta Alcides Buss, o Círculo de Leitura é um projeto que permite ao convidado e aos presentes discutirem informalmente sobre os livros que estejam lendo, as leituras do passado e as influências de outros autores sobre o seu trabalho.

Escritores e jornalistas como Salim Miguel, Oldemar Olsen Jr., Fábio Brüggemann, Inês Mafra, Mário Pereira, Maicon Tenfen, Cleber Teixeira, Dennis Radünz, Rubens da Cunha, Renato Tapado, Raimundo Caruso, Nei Duclós, Marco Vasques, Zahidé Muzart, João Carlos Mosimann e Mário Prata foram alguns dos participantes das etapas anteriores do projeto.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img