23.1 C
fpolis
terça-feira, novembro 30, 2021
cinesytem

Especialista do HU explica importância de prevenção, diagnóstico e tratamento da pneumonia

spot_img

Especialista do HU explica importância de prevenção, diagnóstico e tratamento da pneumonia

spot_img

Dia 12 de novembro foi intitulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial da Pneumonia, com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e dos riscos dessa doença, que acomete diretamente os pulmões, provocando uma inflamação aguda. 

No Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), a pneumologista Rosemeri Maurici da Silva, coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Asma e Inflamação das Vias Aéreas (Nupaiva), explicou que a data é importante porque traz esta mensagem para os cuidados relacionados à pneumonia, que é uma doença muito prevalente – comum na população -, potencialmente grave e potencialmente fatal. 

“O diagnóstico e o tratamento corretos são fundamentais para alcançar um resultado melhor em um quadro de pneumonia”, esclareceu a médica, que é ex-coordenadora e, atualmente, membro da Comissão de Infecções Respiratórias da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). 

Segundo ela, este alerta é dirigido tanto aos profissionais de saúde, que devem estar atentos às questões técnicas ligadas ao diagnóstico e ao tratamento, quanto ao cidadão comum, que deve se manter informado sobre os fatores de risco e orientado a procurar os serviços de saúde diante dos sintomas, principalmente devido ao quadro da pandemia do coronavírus, já que as pneumonias se associam às infecções causadas pelo SARS-CoV-2, aumentando os riscos. 

“É preciso ficar alerta a situações como quadros prolongados de gripe e febre ou tosse com expectoração que não melhora em 48 a 72 horas”, disse Rosemeri Maurici, explicando que esta atenção deve ser redobrada no caso de crianças e idosos, que tendem a apresentar quadros mais graves de pneumonia. 

Ela lembra que existe a vacina antipneumocócica, que previne as formas mais graves de pneumonia provocada pela bactéria pneumococo, além de doença invasiva causada pela bactéria. É importante ressaltar, também, que há fatores de risco para o desenvolvimento da doença, como o hábito de fumar; o abuso de bebidas alcoólicas; e manter muitas pessoas em ambientes fechados e com pouca ventilação. 

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img