22.6 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Espetáculo Mi Muñequita faz turnê por Santa Catarina!

spot_img

Espetáculo Mi Muñequita faz turnê por Santa Catarina!

spot_imgspot_img

O Espetáculo em Florianópolis, acontece no dia 26/04 as 21 horas, no Teatro da Ubro.

*Mi Muñequita* é a história de *La Nena*, uma menina que para crescer precisa se libertar da violência de sua família desajustada: *La Madre*, *El Padre* e *El Tío*. Para tanto ela conta com a ajuda de *La Huerfanita*, sua boneca preferida. *El Presentador* é o mestre de cerimônias que nos conduz através desse show de variedades perverso, engraçado e surpreendente. A família de *Mi Muñequita* está no palco para nos divertir com seu drama. Chorar de rir seria a expressão perfeita.

Serviço:

08/04 – Itajaí
Teatro Municipal de Itajaí – 20h

09/04 – São Bento do Sul
Sociedade Bandeirantes – 20h

10/04 – Jaraguá do Sul
Teatro SESC Jaraguá do Sul – 20h

11/04 – Joinville
Galpão de Teatro da AJOTE – 20h

12/04 – Brusque
Anfiteatro da Unifebe – 19h

13/04 – Blumenau
Auditório Carlos Jardim da Fundação Cultura de Blumenau – 20h

14/04 – Rio do Sul
Dom Bosco – 20h

16/04 – São Miguel do Oeste
Auditório do Colégio La Salle – 20h

17/04 – Xanxerê
Auditório do Costa e Silva – 20h

18/04 – Chapecó
Teatro SESC Chapecó – 20h

19/04 – Concórdia
Teatro Municipal Maria Luiza de Matos – 20h

20/04 –Lages (Pousada)
Centro de Eventos SESC – 20h30

21/04 – Lages
Teatro de Bolso do SESC – 21h

23/04 – Criciúma
Auditório do Colégio Marista – 20h

24/04 – Tubarão – 20h

25/04 – Laguna
Espaço Cultural do Iphan, Rua Vidal Ramos, 118 Centro – 21h

26/04 – Florianópolis
Teatro da Ubro – 21h

A entrada é franca. Entre em contato com o SESC de sua cidade.

Mais informações:

48 3224 4379 / 48 8841 4688

mmunequita@gmail.com

http://www.mmunequita.blogspot.com/

*Mi Muñequita

Entre o drama e a comédia, o espetáculo *Mi Muñequita* conta a história de uma adolescente que usa sua boneca preferida, *La Huerfanita*, para enfrentar e se libertar da violência gerada pela própria família. A menina, que se chama *La Nena**,* vive com seus parentes desajustados, *La Madre*, uma mulher frustrada, *El Padre*, um homem* *ausente e *El Tio,* um senhor rancoroso*,* em um perverso jogo de adultos que inclui traumas e vinganças.

O enredo apresenta situações grotescas e também muito engraçadas, onde seus personagens cantam e dançam seus risos, dores e amores, no ritmo de um humor quase negro. Com narrativa moderna, a peça conta ainda com *El Presentador*, o mestre de cerimônias que nos conduz no espetáculo.

O texto original, de *Gabriel Calderón*,* *faz enorme sucesso no Uruguai, em cartaz há quatro anos, onde ganhou e foi indicado a vários prêmios por texto, direção e atuação. Esta é a primeira vez que a obra é adaptada para a língua portuguesa.

Na versão tupiniquim, traduzida por Esteban Campanela e com direção de Renato Turnes, *Mi Muñequita* ganha novas cenas e improvisos. O tom melodramático, tão comum na estética latina, é o ponto forte desta obra tragicômica. “Optamos também por manter os nomes das personagens em espanhol, que são na verdade arquetípicos, como *o pai* e *a mãe*, assim como a trilha sonora, para reforçar o clima latino. Mas inserimos muita coisa, que acabou tornando a adaptação ainda mais engraçada”, afirma Turnes, experiente ator, que pela primeira vez assina a direção de um espetáculo profissional.

O resultado desta montagem é um show de variedades bizarro, *freak-show doméstico*, que mescla inspirações no repertório das TVs sensacionalistas, no mundo cão, no circo e no teatro do melodrama. A TV, o sensacionalismo, assim como a interferência direta do público em um drama privado, influenciaram muito a estrutura da peça.

A peça é repleta de memórias sensoriais latinas, como Almodóvar, as músicas românticas dos anos 70, do figurino desta década, do filme Cria Cuervos de Carlos Saura, entre outras referências da infância tanto do diretor como do elenco.

*Mi Muñequita* é uma obra teatral que faz rir e faz chorar, ou chorar de rir. Com seu excesso de sentimentos desesperados, tragédia e comédia se tornam estilos dramáticos inseparáveis e indistinguíveis.

A montagem deste espetáculo produzido pela *Ponte Cultural* foi viabilizada através do Prêmio Municipal de Incentivo à Cultura, da Fundação Franklin Cascaes, em 2008 e agora integra o projeto de tinerância do SESC/SC, o EmCena Catarina. O projeto permitirá a circulação do espetáculo por 16 cidades do estado.

*Mi Muñequita, *de Gabriel Calderón

Direção: Renato Turnes

Realização: Ponte Cultural

Produção: Renato Cristofoletti

Com Alvaro Guarnieri, Malcon Bauer, Milena Moraes, Monica Siedler, Paulo
Vasilescu e Sabrina Gizela

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img