23.6 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

Espetáculo sobre ancestralidade circula nas escolas de SC de 16 a 30 de abril

spot_img

Espetáculo sobre ancestralidade circula nas escolas de SC de 16 a 30 de abril

spot_imgspot_img

Projeto Roda-Roda: Teatro na Escola entra na sua terceira edição e apresenta o “Aquelas que moram nelas” nas cidades Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Porto Belo e Florianópolis

As mudanças fazem parte do cotidiano e permeiam a narrativa do espetáculo “Aquelas que Moram Nela”, que traz a ancestralidade como força para encarar uma nova fase de vida para uma menina, personagem interpretada pela atriz negra Natele Peter. O mais interessante é que se trata de uma peça para o público infantil, que será apresentada em escolas públicas nas cidades catarinenses Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Porto Belo e Florianópolis entre 16 e 30 de abril, no projeto Roda-Roda: Teatro na Escola.

Com direção de Natália Curioletti, o espetáculo, cheio de poesia e ludicidade, é pensado para crianças com idade a partir de seis anos.  Uma menina se muda para uma nova cidade, longe da avó com quem ela passava as tardes. Quando chega na casa nova e vai abrir as caixas, encontra brinquedos feitos pela avó e, a partir dessas memórias, revive as histórias que ouviu. Ela percebe que os ensinamentos contidos nas histórias vão ajudá-la na nova fase. 

“Procuramos de forma sensível e acessível  trazer memórias afetivas para a cena e dialogar com as crianças sobre as histórias que nos formam”, explica a diretora.

Essa é a terceira edição do projeto, que tem como objetivo a democratização do acesso ao teatro para milhares de estudantes de escolas públicas do Brasil. “Já passamos por 12 cidades brasileiras, entre elas São João Del Rei/MG, Estância/SE e Joinville/SC. E esse ano vamos circular mais uma vez em cidades catarinenses, incluindo Florianópolis, cidade  onde o projeto nasceu”, conta o artista e produtor cultural Eder Schmidt,  coordenador artístico do projeto.

O projeto é uma realização da Art & Cena Produções e a circulação desse ano tem o patrocínio da SCGÁS – Companhia de Gás de Santa Catarina, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Sobre a atriz

Natele Peter atua como atriz, arte-educadora e palhaça desde 2010. Investiga e pesquisa as tradições orais e a comicidade negra em Santa Catarina. É membra do Coletivo Artístico Trupe Perambula e da Dengo Produções. 

Sobre a diretora

Natália Curioletti é graduada em Teatro pela FURB (2006) e especialista em Encenação Teatral pelo Instituto Gene (2009) e em Arte e Educação pela Uniasselvi em 2021. Trabalha profissionalmente como atriz, diretora de teatro e arte-educadora desde 2003.  

Sobre o coordenador artístico 

Eder Schmidt é graduado em Artes Cênicas pela UDESC (2005) e trabalha profissionalmente como artista e produtor cultural desde então. Entre os trabalhos em destaque está o de coordenador artístico de projetos culturais voltados para a infância, como o “Roda-Roda” e o “Eco-Escolas”.

Serviço 

Apresentações nas escolas, para alunos das instituições. 

Circulação de 16 a 30/4

16/4 – terça

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Auditório do CEM VEREADOR SANTA – Centro

Horários: 10h:15, 11h:00 | 13h:30, 14h:30

17/4 – quarta

ITAPEMA

Auditório do EMEB VEREADOR PAULO REIS – Sertão do Trombudo

Horário: 11h:00 | 13h:30

23/4 –  terça

ITAPEMA

Auditório do EMEB MARIA LINHARES DE SOUZA – Alto São Bento

Horário: 10h:15, 11h:00 | 13h:15, 14:00

24/4- quarta

PORTO BELO

Ginásio do C.E. PROFa. ALDA FURTADO DOS SANTOS – Santa Luzia

Horário: 11h:00|13h:30

25/4 – quinta

FLORIPA

Auditório do EBM JOSÉ DO VALLE PEREIRA – João Paulo

Horário: 10:15, 13:30

26/4 – sexta

FLORIPA

Auditório do EBM BRIGADEIRO EDUARDO GOMES – Campeche

Espaço: Auditório

Horário: 10h:30 – 11h:15 | 13h:30 – 14h:15

29/4 – segunda

ITAJAÍ

Ginásio do EB ANIBAL CÉSAR – São Vicente

Horário: 10:30, 13:30

30/4 – terça

BALNEÁRIO CAMBORIÚ 

Auditório do CEM ARMANDO CÉSAR GHISLANDI – Centro

Horário: 10:15, 11h | 13h:30, 14:15

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img